Homenagem aos 70 anos da UFC reúne acadêmicos, parlamentares e comunidade em sessão solene na Assembleia Legislativa

Foi realizado, na noite de segunda-feira (20), o primeiro grande evento público das comemorações pelos 70 anos da Universidade Federal do Ceará (UFC). A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) promoveu sessão solene no Plenário 13 de Maio para celebrar o Jubileu de Platina da Universidade.

Imagem: Reitor Custódio Almeida e deputado Renato Roseno posam no plenário com personalidades da comunidade da UFC homenageadas

Na ocasião, foi concedido ainda o título de Cidadão Cearense ao Prof. Custódio Almeida, reitor da Instituição. A concessão está prevista na Lei n.º 18.771/24, aprovada pela ALECE e sancionada pelo governador Elmano de Freitas. Assinaram o projeto de lei que propôs a entrega do Título de Cidadão o presidente da ALECE, deputado Evandro Leitão, e os deputados Renato Roseno, Larissa Gaspar, Stuart Castro, Júlio César Filho e Agenor Neto.

A sessão solene foi fruto de requerimento dos deputados Renato Roseno, Missias Dias e Stuart Castro. Nas falas oficiais, as autoridades enalteceram o impacto dos serviços prestados pela UFC à sociedade cearense em suas atividades-fim, compartilharam suas vivências com a Instituição e reconheceram a contribuição de Custódio Almeida em sucessivas experiências como gestor e, desde agosto de 2023, reitor da Casa.

Segundo o deputado Evandro Leitão, presidente da ALECE, a UFC ocupa posição importante e simbólica como representante da inteligência cearense. “Para mim, em especial, pois meu pai [Prof. Wellington Rocha Leitão, da Faculdade de Direito], que já não está neste plano, foi professor da UFC. Se ele vivo estivesse, com certeza estaria aqui na Assembleia celebrando esse momento com todos nós. Por isso e muito mais que sinto tanto orgulho de vocês. Que venham mais 70 anos, sobretudo com muita prestação de serviço para nós, cearenses”, enfatizou o parlamentar.

Imagem: Foto da Camerata de Cordas da UFC se apresentando na sessão solene; ao fundo, o telão azul do plenário.

Na sequência, o deputado Renato Roseno, egresso da Faculdade de Direito da UFC, trouxe dados centrais do desempenho e da trajetória da Universidade, como sua fusão originária – unindo a Faculdade de Direito, a Escola de Agronomia, a Faculdade de Farmácia e Odontologia e a Faculdade de Medicina – e o fato de já ter graduado mais de 120 mil profissionais

“Falo desse lugar de alguém que deve a sua educação formal, mas muito mais a não formal, à Universidade Federal do Ceará. É um lugar em que nós somos experimentados como seres humanos. Nosso tempo é pouco para dizer o que a UFC fez em 70 anos. Apenas 2,7% das instituições de nível superior têm um Índice Geral de Cursos nota 5, e a nossa UFC está entre elas. Em pesquisa, é a maior universidade do Norte-Nordeste, que faz pesquisas voltadas sobretudo aos dilemas imediatos do nosso povo”, relatou Roseno.

O deputado requerente da sessão também ressaltou que a UFC conta com mais de 500 cientistas entre os mais citados do País e 14 entre os mais relevantes do mundo. Mencionou ainda que soluções saídas de laboratórios da UFC hoje auxiliam pessoas ao redor do globo, como o curativo biológico de pele de tilápia, fármacos formulados com nanotecnologia e soluções agrícolas inovadoras.

Veja reportagem da UFCTV sobre a solenidade:

Na solenidade, foram prestadas homenagens nominais ainda à vice-reitora da UFC, Profª Diana Azevedo; a outros 25 servidores docentes e técnico-administrativos de diferentes unidades acadêmicas da Universidade; às entidades Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) e Diretório Central dos Estudantes (DCE); e ao empresário José Maria de Melo (in memoriam), doador do terreno onde foi construído o Campus da UFC em Itapajé. A lista completa de homenageados pode ser acessada aqui.

Natural de São Bernardo (MA), o reitor Custódio Almeida compartilhou em sua fala o sentimento de comemorar as sete décadas de uma Instituição que é alma mater de tantos cidadãos cearenses e brasileiros simultaneamente à ocasião em que ele próprio se torna cearense por direito. “Aproveito esse momento para declarar a minha imensa alegria por ser portador deste título, pois agora não só tenho a cearensidade de corpo, de alma, de tudo que foi por mim aprendido e vivenciado desde que cheguei a Fortaleza, com 11 anos de idade, vindo de minha terra natal, no interior do Maranhão. Agora tenho também a certificação e o reconhecimento oficial do quão cearense de fato eu sou”, declarou o recém-agraciado com a cidadania cearense.

Imagem: O reitor Custódio Almeida (ao centro) segura com diversos deputados estaduais o título de Cidadão Cearense, recebido no plenário da Assembleia Legislativa.

Custódio também frisou a importância de não se perder de vista os princípios norteadores das universidades. “Formar médicos, engenheiros, odontólogos, pedagogos sim; mas formar para a paz, para a igualdade e para a justiça. Sem essas atribuições uma universidade não cumpre sua missão”, assinalou o reitor.

Compareceram também à agenda os deputados estaduais Agenor Neto, Larissa Gaspar, De Assis Diniz e Missias Dias; o assessor especial para Assuntos Municipais do Estado, Artur Bruno; os vereadores de Fortaleza Júlio Brizzi e Gabriel Aguiar; representantes da Defensoria Pública do Estado e do Ministério Público do Estado; e integrantes da comunidade acadêmica da UFC.

Veja mais fotos da solenidade no Flickr da UFC.