Mulheres cientistas da UFC são homenageadas em sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza

Em mais um evento público que reconheceu a contribuição da Universidade Federal do Ceará (UFC) para a educação e a ciência no estado do Ceará, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na última segunda-feira (3), sessão solene alusiva aos 70 anos da Instituição federal que homenageou especificamente servidoras docentes e técnico-administrativas que atuam como cientistas da Universidade. A solenidade ocorreu no Plenário Fausto Arruda, foi transmitida via YouTube e presidida pelo vereador e egresso da UFC Júlio Brizzi, também autor do requerimento.

Imagem: As 31 pesquisadoras homenageadas e seus representantes posam no plenário Fausto Arruda. (Foto: André Lima/CMFOR)

Uma das homenageadas, que também representou a Administração Superior da UFC na mesa solene, foi a vice-reitora Diana Azevedo. Além da professora e do vereador proponente, compuseram ainda a mesa solene a secretária estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Profª Regina Célia Monteiro; e a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Profª Sônia Pinheiro.

Nas falas oficiais, as autoridades enalteceram os relevantes serviços prestados à sociedade pela UFC e pelas cientistas, cuja dedicação confere representatividade para a presença das mulheres no meio acadêmico e fomenta em especial o interesse feminino, a cada dia, por áreas tradicionalmente tidas como masculinas, como as STEM (sigla em língua inglesa para o campo que engloba ciências, tecnologia, engenharias e matemática).

De acordo com o vereador Júlio Brizzi, tratou-se de um reconhecimento merecido e oportuno, dentro da programação oficial dos 70 anos da UFC. "Parabéns às mulheres cientistas da UFC, aquelas que fazem pesquisa, aquelas que procuram a cura para as doenças, procuram e fazem projetos também na pesquisa junto com os estudantes, formando pessoas, fazendo o que tem de melhor na produção de pesquisa científica da nossa Universidade. Então, hoje, a Casa do Povo faz essa homenagem, evidenciando, dando luz a essas mulheres incríveis da nossa ciência, no estado do Ceará", afirmou o parlamentar.

Imagem: O vereador Júlio Brizzi posa com a vice-reitora da UFC, Profª Diana Azevedo. Eles seguram o certificado entregue a ela pela Câmara Municipal. (Foto: André Lima/CMFOR)

Já a vice-reitora, que falou em nome das agraciadas, chamou a atenção para o fenômeno (segundo ela, mundial) onde, apesar do número de mulheres ter superado o de homens entre os egressos do ensino superior, nas esferas mais altas de gestão e hierarquia político-científica, a presença das mulheres enfrenta grande disparidade com relação ao público masculino.

"São mulheres de diferentes áreas do conhecimento que realizam procedimentos experimentais e coleta de dados, escrevem artigos científicos, preparam projetos para captar recursos para a pesquisa, comunicam resultados de pesquisa em congressos e outros fóruns de divulgação científica, orientam novos pesquisadores, definem políticas institucionais de fomento à pesquisa. Todas sofrem e sofreram, em maior ou menor grau, os efeitos do chamado teto de vidro, ou seja, inúmeros obstáculos ao seu trabalho", lamentou Diana, acrescentando que as agências de fomento e órgãos financiadores de ciência não podem "julgar com a mesma métrica competidores em condições desiguais de concorrência".

Por fim, a dirigente fez menção à necessidade de letramento social sobre o forte legado das mulheres na academia e à educação, desde tenra idade, para ver as carreiras científicas como um horizonte possível para meninas. “É preciso dizer às meninas que elas podem ser uma Marie Curie, que é o exemplo mais conhecido, mesmo estando aqui no Ceará. É preciso dizer que as meninas podem ser o que elas quiserem, inclusive cientistas, engenheiras, filósofas, e que podem chegar a altos cargos”, finalizou.

Imagem: Foto do público presente à sessão solene. (Foto: André Lima/CMFOR)

Sandra Monteiro, que também é professora da UFC, declarou sentir-se orgulhosa por ter convivido com muitas das homenageadas, que fazem da Universidade um universo de múltiplas inteligências. "Saber do caminho que cada uma trilhou e ainda vai trilhar e, principalmente, ter a certeza de que vocês são inspirações para as atuais e as novas gerações. O apoio institucional é essencial para que as mulheres possam ter a estrutura para ser estudantes, pesquisadoras, mães, filhas... Por mais 70 anos para a UFC e por mais mulheres e meninas na ciência”, disse a secretária.

A pró-reitora Regina Célia endossou o sentimento geral de orgulho. “Me sinto muito feliz quando vejo crianças como minha neta dizerem ‘vovó, eu quero ser cientista’. Que todas as meninas possam, como disse a Diana, ver as cientistas como mulheres fortes e guerreiras. Parabéns a todas as pesquisadoras da UFC”, sintetizou. Na sequência, a Profª Sônia Pinheiro assumiu o púlpito, ressaltando que quando é facultada às mulheres a palavra, é preciso aproveitar: “Eu vim aqui hoje bater palmas para as minhas amigas. Todas nós aqui sabemos como é pesado ser mulher e galgar uma trajetória profissional. Nestes 70 anos da UFC, é importantíssimo agradecer a todas as mulheres que ajudaram a construir essa Instituição, que já nasceu de faculdades centenárias”. A lista de pesquisadoras homenageadas pode ser acessada aqui. A programação do Jubileu de Platina da UFC prossegue durante todo o ano, com a previsão de seminários, lançamento de livros e de uma cinebiografia, além de outros eventos públicos.