Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, parabeniza UFC pela criação da Estação Científica em Jericoacoara

Equipamento em construção pela Universidade Federal do Ceará (UFC), a Estação Científica da UFC em Jericoacoara recebeu congratulações da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, durante o II Fórum de Sustentabilidade e Turismo na Terra do Vento, promovido nos últimos dias 7 e 8 de junho.

Realizado na região da Praia do Preá, no município de Cruz, o evento é focado no debate de políticas públicas e no desenvolvimento sustentável das regiões do Preá, de Barrinha e de Jericoacoara. Estiveram presentes o Prof. Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), e o presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), Dimas de Oliveira Costa.

Imagem: Terreno de Jericoacoara

Em vídeo gravado pela ministra e exibido no evento, Marina Silva parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância do debate sobre desenvolvimento sustentável, a partir da união entre Estado, sociedade civil, empreendedores e comunidades locais.

“Envio meus abraços aos representantes da Universidade Federal do Ceará pela inauguração de uma Estação Científica e de um centro de turismo e ecologia em Jericoacoara”, disse a ministra. “Eu acredito ser fundamental refletirmos sobre a combinação entre desenvolvimento econômico e conservação. E o litoral brasileiro é um ativo insubstituível no processo de criação de meios para uma vida digna e de combate às mudanças do clima.”

Veja abaixo o vídeo completo:

Localizado na Vila de Jericoacoara, o espaço da Estação foi doado à UFC pela Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara em janeiro deste ano. O terreno, de 5.648 metros quadrados, está localizado em uma área próxima ao mar e abrigará um prédio destinado a estudantes e pesquisadores, com alojamentos, salas de aula e de estudo, além de espaços de convivência; um centro de visitantes, com laboratórios e sala de reuniões; um auditório com capacidade inicial para 200 pessoas; e uma casa administrativa.

Em fevereiro, foi apresentada, na Reitoria da UFC, a primeira proposta arquitetônica e paisagística para o espaço, desenvolvida na perspectiva de que o equipamento seja considerado um parque, promovendo aproximação de visitantes com a natureza, a partir de atividades de educação ambiental e divulgação científica.

Para o Prof. Marcelo Soares, a sinalização da ministra Marina Silva à Estação representa um apoio político importante, além de significar uma atenção às atividades em desenvolvimento na região.

“É um reconhecimento interessante, por se tratar da ministra do meio ambiente. Ela vê que essa Estação tem a capacidade de possibilitar políticas públicas na área ambiental, de conservação da biodiversidade, de turismo sustentável. Então, é um reforço importante do ponto de vista político”, aponta o docente.

Fonte: Prof. Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.