Licenciatura Intercultural Indígena Pitakajá recebe inscrições até 1º de julho

A Coordenação dos cursos de Licenciaturas Interculturais Indígenas da UFC confirma a prorrogação até 1º de julho do prazo de inscrição para a para a terceira turma de Licenciatura Intercultural Indígena PITAKAJÁ, destinada exclusivamente a pessoas pertencentes a etnias indígenas do Estado do Ceará. A seleção, feita por meio do edital Edital 17/2024, tem por objetivo preencher 60 vagas, distribuídas proporcionalmente entre 15 etnias e pessoas com deficiência (independente de etnia).

O novo prazo será publicado em breve, juntamente com o cronograma atualizado. As inscrições devem ser feitas obrigatoriamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., mediante o preenchimento de Formulário e apresentação da documentação exigida.

Detalhe de mulheres indígenas de mãos dadas, enquanto dançam com vestes de sua etnia

A referida graduação relaciona, em sua integralização curricular, saberes e práticas tradicionais das culturas indígenas (mitos, rituais, cosmologia, medicina tradicional, Língua Nheengatu, espiritualidade, movimentos indígenas) aos conhecimentos e métodos científicos e acadêmicos produzidos pela universidade (língua portuguesa, história, matemática, antropologia etc).

As atividades letivas alternam-se entre o campus universitário do Benfica (Centro de Humanidades) e as aldeias envolvidas no curso, oportunizando aos discentes dialogar sobre vivências, memórias e experiências interculturais diversas. As disciplinas são concentradas em uma semana específica do mês, de segunda a sexta-feira.

Ao se formar na LII-PITAKAJÁ, o indígena estará habilitado a lecionar nos anos finais do Ensino Fundamental, assim como em todo o Ensino Médio, conforme os Núcleos de Formação e componentes curriculares de seu projeto pedagógico. Discentes aprovados e matriculados na Licenciatura terão oferta de bolsa no valor de R$ 700, financiada pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Fonte: Coordenação dos cursos de Licenciaturas Interculturais Indígenas PITAKAJÁ – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.