UFC recebe guarda provisória do terreno do Edifício São Pedro; espaço será dedicado à cultura e compõe novo Campus Iracema

A Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU/CE) outorgou a cessão de guarda provisória à Universidade Federal do Ceará (UFC) do imóvel onde estava instalado o Edifício São Pedro. O Extrato de Termo de Guarda foi publicado nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial da União.

Com a guarda, que tem vigência de um ano, a UFC fica responsável pela preservação do imóvel contra invasões e outros eventos, devendo também promover limpeza e garantir o atendimento de normas de saúde pública.

Imagem: Maquete digital com imagem provisória do prédio reformado

O terreno do prédio, recentemente demolido pela Prefeitura de Fortaleza e localizado na av. Beira-Mar, foi solicitado pela UFC no início de junho deste ano. A Universidade planeja edificar no espaço um equipamento acadêmico dedicado à cultura, à arte e a eventos, promovendo também melhorias urbanísticas na região da Praia de Iracema.

O novo espaço, que contará com atuação direta da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da UFC, deve receber eventos de convivência, feiras, apresentações culturais e mostras de projetos promovidos pela Universidade.

Para o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, a entrega do terreno do Edifício São Pedro para a UFC representará um ganho cultural muito significativo para a cidade de Fortaleza. "A posse do terreno ajudará a consolidar o novo Campus Iracema e abrirá uma novo espaço para eventos e encontros de arte e cultura na Praia de Iracema. Estamos pensando em parcerias desde já e queremos iniciar imediatamente as atividades no terreno, antes mesmo do início das obras do novo equipamento cultural”, adianta o reitor.

Veja entrevista com a vice-reitora Diana Azevedo sobre a cessão:

A iniciativa faz parte de um projeto maior para a instalação do Campus Iracema da UFC, que inclui ainda a utilização do terreno do antigo projeto Acquario Ceará, cuja cessão foi formalizada em dezembro do ano passado, mediante assinatura de protocolo de intenções entre a UFC, o Governo do Estado do Ceará e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS). A cessão do terreno do Acquario foi acompanhada da doação à Universidade, pelo Governo do Estado, de todas as benfeitorias e instalações já realizadas no imóvel.

O novo campus abrigará graduações, pós-graduações e uma nova sede para o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), além do Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), que promoverá exibições sobre ecossistemas marinhos, fósseis, arqueologia e astronomia.

Outro protocolo assinado em fevereiro de 2024 entre a UFC, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e o Governo do Estado do Ceará visa à transferência de um imóvel dos Correios, localizado na rua dos Tabajaras, para também integrar o Campus Iracema. Esse espaço atualmente sedia o Centro de Encomendas e Entregas (CEE) dos Correios e permitirá a ampliação das instalações do Campus Iracema, incluindo outras unidades acadêmicas da Universidade.

Confira a fala do superintendente do Patrimônio da União no Ceará, Fábio Galvão:

Oficialmente em instalação, o Campus Iracema terá suas obras facilitadas por meio de recursos do Novo PAC. Anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 20, em solenidade realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o pacote de recursos soma R$ 195,8 milhões, sendo R$ 40 milhões destinados à construção inicial do novo campus.

REUNIÃO COM SPU – Ainda na tarde desta quarta-feira (26), dirigentes da UFC e da SPU-CE encontraram-se, na Reitoria, para alinhamento sobre a cessão temporária concedida e os próximos passos da ocupação do terreno pela Universidade. Além da vice-reitora Diana Azevedo (no exercício da Reitoria por ocasião de viagem do reitor Custódio Almeida a Brasília) e do superintendente da SPU-CE Fábio Galvão, participaram da agenda o pró-reitor de Cultura Sandro Gouveia, a pró-reitora-adjunta de Cultura Glícia Pontes, secretários e coordenadores das áreas de Comunicação e Legislação da administração superior, além de representantes do Gabinete da Reitoria.

Na ocasião, foi informado à SPU que a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC INFRA) esteve presente para avaliação técnica no local e já está trabalhando no planejamento das adequações físicas e paisagísticas que precisarão ser executadas pela UFC no terreno, permitindo que ele receba as primeiras atividades da Instituição. Uma medida já tomada foi a criação de um posto fixo de segurança e vigilância da UFC.

O pró-reitor de Cultura da UFC, Prof. Sandro Gouveia, fala sobre os planos para o novo terreno dentro do Campus Iracema:

“A permissão de uso para atividades da UFC no local, concedida agora enquanto não sai a cessão definitiva, é um instrumento fundamental. É uma honra contribuirmos para essa nobre destinação”, disse o superintendente Fábio Galvão, acrescentando que a tendência é que, sendo finalizada a cessão, o imóvel seja na sequência convertido em área de interesse público.