Pesquisadores da UFC emplacam artigos nas revistas "Nature" e "Science", com pesquisas sobre o grafeno e a extinção de tubarões e raias

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará tiveram artigos publicados nas revistas Nature e Science, dois dos periódicos científicos mais relevantes do mundo, com pesquisas nas áreas de Física e Biodiversidade, esta última sendo prestigiada como pesquisa de capa.

Imagem: À esquerda, Prof. Raimundo; à direita, Profa. Patricia

O primeiro artigo, intitulado “Control of proton transport and hydrogenation in double-gated graphene” (“Controle de transporte de prótons em grafeno de porta dupla”, em tradução livre), foi publicado na edição 630, de junho, da revista Nature.

Assinado pelos professores Raimundo Nogueira da Costa Filho, do Departamento de Física da UFC e atual presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), e François Peeters, professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC, o estudo apresenta um avanço significativo no uso do grafeno para criar dispositivos que combinam funções de memória e lógica em um único componente.

Segundo o Prof. Raimundo, "o grafeno se comporta de maneira similar a um metal, onde os elétrons se movem livremente. No entanto, um campo elétrico pode permitir que prótons permeiem a folha de grafeno, transformando-o em uma espécie de peneira". Esse mecanismo permite alternar entre estados condutores e isolantes, tornando o grafeno útil para o desenvolvimento de transistores.

A pesquisa demonstrou que, ao ajustar as voltagens dos eletrodos, é possível controlar independentemente as correntes de prótons e elétrons no dispositivo, possibilitando operações lógicas sem afetar os estados de memória eletrônicos predefinidos.

"Ter um artigo da UFC publicado na Nature é de grande importância, pois destaca os pesquisadores e a instituição no cenário científico global, proporcionando reconhecimento internacional", diz o Prof. Raimundo.

O artigo completo está disponível para leitura aqui.

BIODIVERSIDADE – O segundo artigo, intitulado "Fishing for oil and meat drives irreversible defaunation of deepwater sharks and rays" (“Pesca de petróleo e carne provoca a defaunação irreversível de tubarões e raias de águas profundas”, em tradução livre), foi publicado como capa da edição de 8 de março de 2024 da revista Science.

A pesquisa, que contou com a colaboração de 37 pesquisadores de diversas instituições, incluindo a professora Patricia Charvet, pesquisadora visitante sênior FUNCAP do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSis) da UFC, revelou um aumento do risco de extinção de tubarões e raias de águas profundas devido à sobrepesca.

Os tubarões e raias de águas profundas, que vivem em profundidades superiores a 200 metros, são especialmente vulneráveis à sobrexploração devido a sua longa vida e baixas taxas de reprodução. A análise mostrou que um em cada sete desses animais está ameaçado de extinção, de acordo com os critérios da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

O estudo foi realizado no âmbito do Global Shark Trends Project (GSTP) e destacou que a maior ameaça a esses animais é a captura incidental em pescarias que visam espécies comercialmente importantes.

O artigo pode ser lido aqui.

Fonte: Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho, do Departamento de Física da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.