PROPLAD lança manual que orienta sobre alterações de estrutura organizacional da UFC

O novo Manual de Estrutura Organizacional da UFC encontra-se disponível para toda a comunidade universitária da Universidade Federal do Ceará. O documento apresenta os critérios e formulários empregados nos processos de criação, alteração ou extinção de uma unidade organizacional na Instituição.

Imagem: capa do manual com fundo azul escuro e foto da frente do prédio da Reitoria e título

Elaborado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), em colaboração com as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Graduação (PROGRAD), Gestão de Pessoas (PROGEP), bem como com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e com o Gabinete do Reitor (GR), esse novo documento é reconhecido como instrumento importante para orientação das unidades da UFC sobre melhores práticas de gestão da estrutura organizacional.

Kamila Motta, administradora da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE) da PROPLAD, explica que o Manual de Estrutura Organizacional da UFC nasceu da necessidade de tornar mais transparentes e sistemáticos os procedimentos para criação, inativação ou alteração de unidades organizacionais, sejam elas administrativas ou acadêmicas. O Manual orienta, por exemplo, sobre a criação de unidade administrativa, departamento/centro/faculdade ou coordenações de curso de graduação e pós-graduação stricto sensu, assim como sobre alteração de nomenclatura e siglas de unidades administrativas e acadêmicas.

“O leitor pode verificar detalhadamente o passo a passo do fluxo processual, os documentos necessários e os sistemas usados para que seja formalizada a alteração na estrutura organizacional da UFC. Além disso, está descrita a competência de cada setor envolvido, assim como o importante papel do solicitante (unidade interessada), que deverá acompanhar todo o trâmite para o sucesso do processo”, explica Kamila.

O Manual de Estrutura Organizacional da UFC já está em vigor e estão previstas atualizações pela PROPLAD à medida que ocorrerem novas publicações normativas.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE) da PROPLAD – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.