Festival de teatro científico da Seara da Ciência é retomado e abre inscrições para escolas de ensino fundamental e médio até 15 de agosto

A Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará, está com inscrições abertas, até 15 de agosto, para a sexta edição do festival Seara Teatral, uma mostra de teatro científico voltada para escolas de educação básica. O evento ocorrerá de 11 a 13 de setembro, no teatro da Seara (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), em Fortaleza.

Imagem: A Seara da Ciência oferece a infraestrutura do seu teatro para receber as escolas durante a realização do evento (Foto: Jr. Panela/UFC)

Professores de escolas públicas e privadas, de ensino fundamental e médio, que trabalham com teatro e abordam temas científicos em suas peças e espetáculos podem inscrever suas turmas, via formulário on-line. O foco é nas áreas de ciências básicas e desenvolvimento sustentável. As inscrições são gratuitas.

O regulamento da mostra, com todos os detalhes da inscrição e do evento, pode ser visto aqui.

Segundo o coordenador do Seara Teatral, Prof. Pedro Magalhães, a iniciativa visa estimular a prática do teatro como linguagem educativa, motivando professores e alunos para o ensino e aprendizagem de ciências. Trata-se, ainda, de uma oportunidade de interação entre a UFC e os grupos de teatro de diversas escolas, em uma grande troca de experiências que mistura ciência e arte.

“Durante o evento, grupos de teatro mantidos pelas escolas se apresentam no teatro da Seara. Buscamos incentivar também escolas do interior do Estado que tenham disponibilidade de participação. Os espetáculos tratam de temas de ciência, e são fruto das interações entre professores de artes e professores de ciências nas escolas”, explica a coordenação do evento.

O festival Seara Teatral é financiado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A última edição do evento ocorreu em 2019, e passou por um período de interrupção devido a pandemia de covid-19. A edição de 2024, portanto, marca a retomada do festival.

SOBRE O TEATRO CIENTÍFICO – A Seara da Ciência mantém um grupo de teatro científico há mais de 20 anos. O grupo é formado por estudantes dos diversos cursos de graduação e, regularmente, apresenta-se para as escolas que visitam a Seara.

Com a realização do evento, as escolas também podem mostrar o que produzem. Ao final, pretende-se valorizar o trabalho em grupo e a adoção de metodologias não formais para a melhoria do ensino de ciências na educação básica.

Fonte: Prof. Pedro Magalhães, coordenador do Seara Teatral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.