Procurar no portal

Painel temático reúne dados de pesquisa, desenvolvimento e inovação na Universidade

Um novo painel temático virtual, elaborado pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova), reúne em tempo real todas as informações e indicadores sobre parcerias e tecnologias protegidas para inovação, formando um mapa do ecossistema de pesquisa e desenvolvimento de ativos de propriedade intelectual na Universidade. O banco de dados está disponível no site da UFC Inova e, em breve, será incorporado aos painéis estratégicos da UFC.

Imagem: Tela de abertura do painel estratégico da UFC Inova“Com foco no atendimento aos princípios de transparência, publicização e accountability da administração pública, o painel traz os resultados de inovação no âmbito da UFC. Em termos estratégicos, é também uma forma de divulgar o potencial inovador e empreendedor das pesquisas desenvolvidas no ambiente acadêmico e de prestar contas das entregas da Universidade para a sociedade”, explica a diretora de Propriedade Intelectual da UFC Inova, Lívia Maria Queiroz Lima.

A gestora destaca, ainda, que o painel é uma ferramenta para mapear e entender o que a UFC produz, com quem se relaciona e o que gera. “Ele nos ajuda a traçar o caminho que queremos percorrer para consolidar a cultura de inovação e empreendedorismo na Instituição, de forma a se destacar como universidade empreendedora em nível nacional e internacional, considerando que já nos destacamos em nossa região”, completa.

INFORMAÇÕES NO PAINEL  O painel está dividido em quatro blocos. No maior deles, estão os dados com a evolução dos depósitos e registros de propriedade intelectual, principalmente de patentes e softwares, com segmentação por área de aplicação e unidades acadêmicas, status dos pedidos e parcerias. No caso da patente, depósito é a primeira etapa do processo, na qual a UFC solicita proteção de seu invento diante do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e reivindica o direito à exclusividade daquela tecnologia. 

Na plataforma, vê-se o acelerado crescimento dos pedidos de patentes da Universidade, bem como as áreas em que a inovação está mais presente (saúde e alimentos), os departamentos com maior volume de depósito (o de Química Orgânica e Inorgânica aparece na liderança, seguido de perto pelo de Engenharia de Alimentos) e o status de publicação.

O segundo bloco traz informações sobre as cartas-patente concedidas – ou seja, aquelas em que o INPI já garantiu o direito à propriedade intelectual. A carta-patente é emitida após o deferimento de um exame técnico em que todos os pré-requisitos de patenteabilidade são identificados. Neste painel, também é possível acompanhar a evolução ano a ano, bem como as áreas e unidades acadêmicas.

O terceiro bloco refere-se às tecnologias licenciadas, que são inventos desenvolvidos na UFC e transferidos para o setor privado, para que este possa produzir e comercializar a tecnologia, sob o pagamento de royalties. No caso da UFC, já são duas tecnologias licenciadas: o capacete para respiração assistida Elmo e o desenvolvimento de um molho alimentício à base de acerola, abóbora e beterraba. O licenciamento desses dois inventos já gerou mais de R$ 100 mil em royalties.

Por fim, um mapeamento dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em parceria da UFC com várias instituições, a maioria delas privadas. Esses projetos já somam mais de R$ 277 milhões desde 2018. No painel, é possível analisar os projetos por Fundação de Apoio, por área temática e por instituição contratante, bem como por unidade acadêmica realizadora e por valor (em ambas as situações, o Departamento de Computação se destaca).

O painel vem sendo desenvolvido desde agosto de 2023, sob a coordenação de Lívia Lima, com apoio técnico dos bolsistas Hyrton Carneiro e Samael Rocha ambos alunos do Curso de Telecomunicações. O projeto contou com recursos dos royalties do capacete Elmo e da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC).

Fonte: Lívia Maria Lima, diretora de Propriedade Intelectual da UFC Inova  e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300