Transporte: unidades de Sobral, Quixadá e Crateús ganham reforço nas operações de ônibus intercampi

As unidades da Universidade Federal do Ceará no Interior começaram a contar, desde essa segunda-feira (15), com um reforço na operação dos ônibus intercampi. Novos veículos passam a operar nos campi de Sobral, Quixadá e Crateús, com ampliação de rotas neste último, melhorando a disponibilidade do serviço para os membros da comunidade acadêmica nas cidades.

Imagem: O serviço de transporte intercampi auxilia o deslocamento e incentiva a permanência dos estudantes na Universidade (Foto: Viktor Braga/UFC)

Segundo a Superintendência de Infraestrutura (UFC Infra), a iniciativa é fruto de contrato com uma empresa terceirizada de transporte de alunos, visando aprimorar a qualidade e eficiência do serviço.

Em Crateús, a melhoria busca atender a uma demanda crescente do campus, sobretudo dos alunos que estudam no período noturno. Climatizado e com capacidade para 44 lugares, o novo ônibus passa a cobrir os turnos da manhã, tarde e noite na cidade, complementando o veículo já ofertado em parceria com a Prefeitura Municipal de Crateús.

Em Quixadá e Sobral, as rotas existentes serão mantidas, porém os ônibus próprios da universidade serão substituídos por veículos da empresa terceirizada.

"Essa medida trará diversos benefícios para o dia a dia dos campi”, aponta o engenheiro Renato Guerreiro, superintendente da UFC Infra. “Com as novas rotas, os alunos terão mais opções de deslocamento entre os campi e pontos estratégicos, facilitando a participação em atividades acadêmicas e extracurriculares”, acrescenta.

“Além disso, o fato de os veículos serem gratuitos para todos os alunos com matrícula ativa na instituição representa uma economia significativa e um incentivo à utilização do transporte coletivo”, afirma o superintendente.

ROTAS DE CRATEÚS – A rota de ida para o Campus de Crateús tem início no Supermercado Cosmos (Av. Dr. Edilberto Frota, 1425, Planalto), com primeiro horário às 6h50 e último horário às 21h. Veja no mapa o trajeto, com as paradas programadas.

Já no retorno, com saída do Campus até o Supermercado, o primeiro horário é às 7h15 e o último horário às 21h40. Veja aqui o trajeto de retorno.

Imagem: Interior do novo ônibus intercampi em operação no Campus de Crateús (Foto: Jackson Serra)

“A assinatura do contrato para a prestação de serviço foi recebida com muita alegria por nós, principalmente para abraçar e conseguir resolver uma dor que era urgente: atender os discentes da noite”, ressalta o Prof. Sandro Vagner, diretor do Campus de Crateús.

“Importante ressaltar que o novo ônibus irá complementar a parceria já existente com a Prefeitura do Município. Teremos mais rotas, mais viagens durante o dia. A rota foi planejada para atender diferentes localidades onde os estudantes residem na cidade”, afirma o diretor.

Fonte: Superintendência de Infraestrutura (UFC Infra) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.