Primeira turma do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos será iniciada em Crateús

O Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará iniciará a primeira turma do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em agosto deste ano. Serão ofertadas 24 vagas. Esse é o primeiro mestrado aprovado para o campus, que celebra, em sua primeira década de implantação, a parceria com a Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (rede ProfÁgua).

Imagem: Fachada de campus com céu azul e imóvel branco

O processo seletivo já está em curso e foi divulgado no site do mestrado. As aulas estão previstas para iniciar em 12 de agosto. De acordo com a coordenadora do mestrado, Profª Luisa Gardênia Alves Tomé Farias, a proposta é contribuir com o desenvolvimento do Ceará, em especial do Sertão de Crateús.

“O desenvolvimento de pesquisas voltadas à gestão e à regulação dos recursos hídricos nas regiões dos Sertões de Crateús e Inhamuns é valioso, especialmente pelo fato dessas macrorregiões possuírem sua extensão territorial totalmente inserida no polígono das secas, fazendo com que a realidade da escassez d’água durante o período de estiagem seja uma constante”, afirmou.

O curso de mestrado, gratuito, é voltado para a formação de profissionais de diferentes áreas, na modalidade profissional, para atuação na área da gestão integrada dos recursos hídricos, nas dimensões relacionadas à qualidade e quantidade, aspectos legais, institucionais e ambientais, disponibilidades hídricas e de regulação. O curso tem uma duração de 24 meses.

Em âmbito nacional, o programa tem 10 anos de atuação, contando atualmente com 23 instituições em associação. O ProfÁgua é conceito 4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), assegurando a qualidade do curso e das instituições envolvidas.

As linhas de pesquisa do mestrado são: Instrumentos da Política de Recursos Hídricos (Ferramentas Aplicadas aos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos; Metodologias para Implementação dos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos) e Regulação e Governança de Recursos Hídricos (Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos; Segurança Hídrica e Usos Múltiplos da Água).

CRIAÇÃO - Em 2014, a Agência Nacional de Água (ANA), a CAPES, o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e várias universidades brasileiras, com grupos de pesquisa em recursos hídricos, criaram o Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, aprovado em 2015 pela CAPES.

O programa de pós-graduação conta com o apoio da ANA que disponibiliza dados, estrutura, capacidade técnica e recursos financeiros, além de parceria com o Institute for Water Education, ligado à UNESCO – UNESCO-IHE, que representa o maior estabelecimento internacional de ensino na área de recursos hídricos em nível de pós-graduação e formou, em quase 60 anos, cerca de 15.000 profissionais em mais de 160 países. A parceria possibilita o intercâmbio de docentes e discentes, para o desenvolvimento de atividades específicas ligadas ao mestrado profissional.

Fonte: Profª Luisa Gardênia Alves Tomé Farias, coordenadora - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Secretaria Geral do Programa de Pós-Graduação ProfÁgua - fone: (88) 3691 9717; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.