Campus de Quixadá conquista Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação com projeto de mouse acessível

O projeto Auricheeks: Mouse Acessível como Tecnologia Assistiva para Navegação em Desktops, do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá, está entre os três vencedores da edição 2024 do Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O resultado foi anunciado no último dia 22 de julho, durante o 44° Congresso da SBC, realizado em Brasília.

Imagem: Da esquerda para a direita: Petrúcio Filho, Ray Teixeira, Simone Nunes, Bianca Alvez e Marcelo Martins (Imagem: Divulgação)

Desenvolvido pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) do campus, o Auricheeks alcançou a segunda colocação na competição nacional. O dispositivo auricular inovador é equipado com sensores de pressão, posição e flexibilidade, permitindo a navegação e o clique por meio de movimentos da orelha. Além disso, o mecanismo conta com filtros de ruído que tornam a experiência de navegação mais assertiva e fluida. "O Auricheeks oferece uma solução para as dificuldades enfrentadas por pessoas com diferentes deficiências ou baixa mobilidade nos membros superiores ao utilizarem dispositivos de navegação tradicionais, como mouses", explica o Prof. Marcelo Martins, orientador do projeto.

A equipe criadora do Auricheeks, a única do Nordeste agraciada com o Selo de Inovação, é composta, além do Prof. Marcelo Martins, por Simone Nunes, ex-coordenadora do INOVE e atual administradora na Universidade Federal do Pará (UFPA); Bianca Alves, Eduardo Almeida e Juliana Barreto, estudantes do Curso de Design Digital; Petrúcio Filho, aluno da graduação em Engenharia da Computação; e Ray Texeira, estudante de Redes de Computadores.

"É muito importante receber esse reconhecimento, tanto pela visibilidade que o prêmio tem como por ele ressaltar esse trabalho de incentivo à inovação dentro do principal evento de computação da América Latina", apontou o Prof. Marcelo Martins, destacando que os alunos de graduação integrantes da equipe de Quixadá concorreram com estudantes de mestrado e doutorado de outras partes do país.

SOBRE O SELO - O Selo de Inovação da SBC é um concurso cujo objetivo é selecionar projetos desenvolvidos durante a graduação, mestrado ou doutorado com potencial de se tornarem inovações tecnológicas. Em 2023, o projeto Smart Glasses, também do INOVE, conquistou o segundo lugar na premiação.

Fonte: Prof. Marcelo Martins, do Campus da UFC em Quixadá – e mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.