UFC oferta 30 vagas para Licenciatura em Letras-Libras; inscrições de 5 a 7 de agosto

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará divulga o edital de seleção para licenciatura em Letras-Libras. As inscrições estarão abertas de 5 a 7 de agosto e deverão ser realizadas pela Internet.

Para concorrer é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023, e pessoas com deficiência auditiva terão prioridade em todas as modalidades de concorrência. No total, são ofertadas 30 vagas para ingresso no semestre letivo 2024.2, no período noturno.

Imagem: alunos fazem com as mãos os símbolos de Libras

INSCRIÇÕES – De acordo com o Edital nº 21/2024, as inscrições serão aceitas, exclusivamente, pela Internet, a partir das 9h do dia 5 de agosto até as 23h59m do dia 7 de agosto de 2024. O link para inscrição será disponibilizado no site da PROGRAD.

A solicitação de inscrição somente estará concluída após a mensagem de confirmação, em tela, da submissão do formulário eletrônico (recomenda-se o print e/ou impressão).

Eventuais inscrições indeferidas serão divulgadas no dia 13 de agosto. Recursos administrativos contra o indeferimento serão aceitos no dia 14 de agosto, no horário de 8h às 17h, exclusivamente por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O resultado de eventuais recursos será informado até o dia 19 de agosto.

COTAS – Do total de vagas, 17 são reservadas a cotas, destinadas a quem cursou integralmente o ensino médio na rede pública, com subdivisões definidas por critérios étnicos e socioeconômicos. As definições dessas classes de concorrência são apresentadas no anexo II do edital. As demais são destinadas à ampla concorrência.

Em cumprimento ao Decreto nº 5.626/2005, da Presidência da República, em todas as modalidades de concorrência será dada prioridade às pessoas surdas, com a devida comprovação documental. Por conta dessa especificidade, o curso não participa do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação, como as demais graduações presenciais da UFC.

O edital está disponível também em Libras; assista a seguir (Vídeo: DIVTEC / UFC Inclui):

DOCUMENTAÇÃO – Todos as pessoas candidatas devem ficar atentas à documentação exigida para matrícula, conforme sua modalidade de concorrência, informada no anexo I do edital. As declarações estão disponíveis no site da PROGRAD.

Pessoas surdas devem apresentar ainda laudo de audiometria. Cotistas precisam apresentar documentação relativa à sua classe de cota, também informada no edital.

HETEROIDENTIFICAÇÃO – As matrículas de pessoas autodeclaradas negras pretas ou negras pardas candidatas a vagas reservadas somente terão sua matrícula homologada após procedimento de heteroidentificação presencial, em que serão consideradas as características fenotípicas da pessoa.

RESULTADO E MATRÍCULA – O resultado final da seleção será publicado no site da PROGRAD no dia 20 de agosto. A solicitação de matrícula dos aprovados será presencial, no dia 22 de agosto, no intervalo de 9h30min às 11h30min, na Sala de Seminários da PROGRAD, localizado no térreo da Biblioteca Central, Bloco 308, no Campus do Pici, em Fortaleza.

CLASSIFICÁVEIS – Junto com o resultado da seleção, no dia 20 de agosto, será informada a lista de classificáveis, que poderão ocupar vagas, na ordem de classificação em caso de vacância.

Fonte: Divisão de Seleção da PROGRAD/UFC – fone: (85) 3366 9522 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.