Agência UFC: Pesquisadores da UFC criam equipamento portátil que permite análise do solo no próprio campo

Essencial para as atividades agrícolas, o solo é um recurso natural renovável que passa por avaliações físicas e químicas a fim de se otimizar o seu manejo e obter ganhos em produtividade. O método utilizado para tanto tem sido a coleta de amostras e o envio delas para análise em laboratório, procedimento eficaz, mas que demanda tempo para realização.

Com o objetivo de agilizar esse processo, um produto desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS) da Universidade Federal do Ceará trará a investigação do solo para o campo, por meio de um equipamento portátil e que pode ser manipulado pelo próprio agricultor: trata-se do "Sistema de aquisição de dados de resistência tênsil de materiais, principalmente de agregados do solo", patenteado no último mês de maio.

Imagem: máquina de análise de solos sobre bancada de laboratório

Este é o 59º invento da UFC com carta patente emitida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e teve como pesquisador responsável o Prof. Jaedson Cláudio Anunciato, do Departamento de Ciências do Solo, do Centro de Ciências Agrárias da UFC.

O equipamento pesa apenas 18 kg e pode ser transportado às áreas rurais para a análise dos solos, reduzindo processos e custos. “Embora o equipamento possa ser operado em laboratório, sua capacidade de realizar análises in situ, utilizando energia de bateria integrada, otimiza o tempo de análise. Isso elimina a necessidade de enviar amostras de solo seco ao laboratório, aumentando significativamente as áreas que podem ser avaliadas em menor tempo. Naturalmente, isso também reduz os custos”, afirma.

Mais detalhes sobre podem ser conferidos na nova matéria da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Prof. Jaedson Anunciato, do Departamento de Ciências do Solo - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.