UFC recebe nota máxima em avaliação da Comissão de Ética Pública da Presidência da República

A Universidade Federal do Ceará recebeu nota máxima em avaliação da Comissão de Ética Pública, instância vinculada à Presidência da República, entre as 205 instituições que participam do Sistema de Gestão e Ética do Poder Executivo Federal. Com esse resultado, a UFC ficou entre as 13 instituições que obtiveram nota 10 (6,34% do total).

Imagem: tijolos construindo mensagens a favor da ética

“O resultado [da avaliação] representa um feito notável e é um testemunho do comprometimento e eficiência de nossa instituição na promoção da ética e integridade no serviço público”, celebrou o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida.

A nota é concedida a entidades com gestão de ética consolidada e atuante. Na avaliação, foram analisados critérios como estruturação da comissão de ética local e de sua secretaria-executiva, estrutura, plano de trabalho, realização de campanhas e divulgação de normas que regem a ética no serviço público.

Entre outras atribuições, as comissões setoriais de ética são responsáveis por receber denúncias e consultas sobre ética pública e conflitos de interesse, realizar processos preliminares e procedimentos de apuração ética, bem como desempenhar ações de mediação, firmar acordos de conduta pessoal e profissional e aplicar penas de censura ética.

O resultado foi comemorado pelas instâncias da Universidade que lidam com o assunto. “Essa nota nos deixa muito feliz. Até porque a Comissão de Ética da UFC já vem de um bom tempo se preparando para receber demandas dos mais variados tipos, inclusive as que nos chegam via Ouvidoria ”, avalia o presidente da Comissão, Prof. Carlos Couto Castelo Branco.

Ele lembra que a unidade propôs, e deve ser discutido em breve no Conselho Universitário (CONSUNI), uma atualização do Código de Ética da Universidade para incorporar questões relativas a conflito de interesse, assédio sexual e moral e faltas cibernéticas – temas que atualmente já são acompanhados pela Comissão.

“Esta nota 10 nos leva à sensação de dever cumprido na missão de guiar a UFC na busca da excelência em Integridade Pública. Tal feito não seria alcançado sem a parceria das diversas instâncias de integridade, como a Comissão de Ética, nesse caso”, reconhece o titular da Secretaria de Governança da UFC, Luis César Vasconcelos. A Secretaria é a unidade de gestão da integridade na Instituição, responsável pela elaboração e monitoramento do Plano de Integridade da Universidade.

Fontes: Comissão de Ética da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Secretaria de Governança da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.