Procult e PRPPG coordenam convocatória interna de projetos de recuperação e preservação de acervos da UFC

As pró-reitorias de Cultura (Procult) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará recebem, até as 17h do dia 6 de agosto, manifestações de unidades acadêmicas e equipamentos culturais da UFC interessados em indicar projetos que devem compor a proposta institucional da Universidade a ser inscrita na chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para recuperação e preservação de acervos científicos, históricos e culturais.

A chamada visa selecionar propostas para financiar a execução de projetos institucionais de infraestrutura e de serviços, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Os projetos devem ter como objetivo principal a preservação, divulgação, pesquisa e restauração em museus, bibliotecas, arquivos e demais instituições de guarda de patrimônio material relevante em acervos históricos e culturais.

Imagem: galeria dos Ex-Reitores da UFC

A Procult coordenará os trabalhos da composição interna dos subprojetos apresentados pelos acervos históricos e culturais da UFC, oportunidade em que cinco deles serão integrados à proposta institucional única a ser submetida à chamada pública. Os representantes das unidades interessadas devem informar, por meio de ofício, o nome e o contato da pessoa coordenadora da proposta de subprojeto, responsável por sua elaboração e orçamento, a serem integrados à proposta da Universidade. As diretrizes estão no Ofício Circular 06/2024, enviado às unidades pela Procult.

A PRPPG, por sua vez, coordenará os trabalhos da composição interna dos subprojetos apresentados pelos acervos científicos, no qual também serão integrados cinco deles à proposta institucional única. Neste caso, os interessados devem enviar cartas de intenção para o e-mail da Secretaria Administrativa da PRPPG: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Cada subprojeto deverá ter o valor mínimo de R$ 500 mil e máximo de R$ 2 milhões, uma vez que o valor da proposta solicitado à Finep não poderá ultrapassar R$ 10 milhões. O prazo de execução deverá ser de até 36 meses. Cada subprojeto poderá abranger mais de um acervo de um mesmo grupo de concorrência.

O edital, comunicado de retificação, anexos e orientações da Finep podem ser consultados no site do órgão.

Os interessados em obter mais informações e esclarecer eventuais dúvidas devem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..