Lançado edital para os Encontros Universitários 2024 da UFC em Fortaleza e Itapajé; submissão de resumos ocorre até 30 de agosto

Foi lançado o edital que regulamenta as atividades dos Encontros Universitários (EU) 2024 da Universidade Federal do Ceará nos campi de Fortaleza e Itapajé. O prazo para submissão dos resumos dos trabalhos já está aberto, e segue até as 23h59 do dia 30 de agosto de 2024. O edital e o link para o sistema de inscrições estão disponíveis no site dos EU.

Imagem: logomarca dos Encontros Universitários 2024

Os Encontros Universitários 2024 ocorrerão de 6 a 8 de novembro, nos campi da UFC em Fortaleza e em Itapajé, no formato presencial. Nos demais campi do Interior, as datas do evento e seus respectivos editais serão divulgadas em breve.

Os EU são eventos acadêmicos, artísticos e culturais que ocorrem todos os anos para promover a integração e troca de experiências entre a comunidade universitária e apresentar a produção da UFC para a sociedade.

Em Fortaleza, as atividades ocorrerão no Centro de Convivência do Campus do Pici e em espaços do entorno, como o Instituto de Cultura e Arte (ICA) e o Centro de Ciências. Em Itapajé, ocorrerá no Campus Jardins de Anita. A programação completa será divulgada em meados de outubro.

INSCRIÇÕES – As inscrições para apresentação de trabalho serão realizadas, exclusivamente, no endereço www.encontrosuniversitarios.ufc.br, no link “Enviar resumo”.

O estudante deverá indicar os dados pessoais, o campus e o evento (edital) em que apresentará o trabalho; em seguida, aparecerão as modalidades disponíveis de apresentação. Deve ainda selecionar a área/subárea que julgue mais adequada para a avaliação do seu trabalho e o(s) Objetivo(s) de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU que o trabalho mais impacta, ambos listados nos Anexos III e IV do edital.

Durante o processo de submissão de resumo, o estudante poderá salvar parcialmente o texto e fazer edições até o final do período de inscrição. As instruções para redação de resumos estão no Anexo II do edital.

É obrigatória a inscrição para apresentação de trabalho de todos os estudantes de graduação participantes dos programas de bolsas em 2024, remunerados ou voluntários, mesmo que já tenham colado grau no ano vigente.

Imagem: As modalidades de apresentação de trabalho variam de acordo com o Encontro do qual o estudante irá participar (Foto: Viktor Braga/UFC)

Os trabalhos podem ser apresentados por meio de comunicação oral (apresentações rápidas - Pitch), pôster, rodas de conversa, relato de experiências e apresentações artísticas. Os tipos de apresentações permitidas em cada Encontro estão descritos no Anexo I do edital.

Aqueles que forem se inscrever na modalidade de apresentação artística devem ficar atentos ao preenchimento do Formulário Online Complementar, conforme item 5.2.5 do edital.

A quantidade de apresentações orais é limitada, com alocação realizada em função da ordem de inscrição. Os locais e horários das apresentações serão disponibilizados no item “Resumos aceitos” da página dos Encontros Universitários no dia 25 de outubro, de acordo com edital.

AVALIADORES – Professores efetivos, visitantes e substitutos, servidores técnico-administrativos e alunos de doutorado dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFC podem se inscrever para avaliar os trabalhos. A inscrição deverá ser feita pelo site dos Encontros, de 15 a 30 de agosto.

Os orientadores de trabalhos contemplados com bolsas no período 2023/2024 terão inscrição automática como avaliador.

A comissão organizadora do evento é coordenada, neste ano, pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), com participação das coordenações e comissões internas, envolvendo diversas unidades acadêmicas e administrativas da UFC.

A lista com todos os eventos que integram os Encontros Universitários 2024 e seus respectivos públicos está no Anexo I do edital, além dos e-mails da coordenação de cada Encontro.

Confira abaixo os Encontros que serão realizados nos EU 2024:

• II Encontro de Articulação entre a Graduação e a Pós-Graduação
  • V Encontro de Empreendedorismo e Inovação
  • VI Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
  • VI Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos
  • VIII Encontro de Estágios
  • VIII Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio
  • IX Encontro de Iniciação Acadêmica da UFC
  • X Mostra ICA
  • XI Encontro de Cultura Artística
  • XI Encontro de Programas de Educação Tutorial da UFC
  • XIV Encontro do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP)