LABOMAR inaugura Laboratório de Observação da Terra, que vai armazenar e processar dados de satélites em tempo quase real

Na quarta-feira (7/8), será inaugurado o espaço físico do Earth Observation Labomar LaboratoryEOLLAb  (Laboratório de Observação da Terra), do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com infraestrutura para recepção, armazenamento e processamento de dados de satélites/drones em tempo quase real, o laboratório vai desenvolver pesquisa, inovação tecnológica e capacitação profissional na área do sensoriamento remoto e geotecnologias associadas.

Imagem: Telas de televisão com imagens de satélite e duas pessoas sentadas em frente

O laboratório funciona desde 2012 e teve projeto aprovado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), com coordenação do Prof. Antônio Geraldo Ferreira, do Labomar-UFC. A finalidade do laboratório é gerar produtos biogeofísicos operacionais a partir de imagens de satélites, como: temperatura da superfície do mar (TSM) e terrestre (LST), concentração de clorofila, umidade do solo, entre outros, para, por exemplo, as áreas de agricultura, meio ambiente, oceanografia, meteorologia, recursos hídricos e para os tomadores de decisão das esferas governamental e privada.

“Ter acesso em tempo quase real a dados de satélites é de fundamental importância para entregar à sociedade profissionais capacitados a transformar os terabytes diários de dados de satélites em informações e produtos úteis para a sociedade”, explica o Prof. Geraldo Ferreira.

Os dados de satélites gerados no laboratório serão importantes para acompanhar o processo de mudanças climáticas. “Medidas acuradas, consistentes e repetitivas de variáveis biogeofísicas são também fundamentais para caracterizar, diagnosticar e acompanhar o processo de mudanças climáticas, que desponta como temática fundamental diante da vulnerabilidade do meio semiárido, colaborando com dados para subsidiar futuras tomadas de decisão para a preservação e prevenção ambiental”, afirma o coordenador do EOLLAb.

Imagem: sala com janela e vários computadores e cadeiras

REDE GEONETCast Américas – O EOLLAb está implantando, em parceria com a National and Oceanic Atmospheric Administration (NOAA-USA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o sistema de recepção de dados de satélites: o GEONETCast Américas (Global Earth Observation NETCast). O EOLLAb  faz parte dessa rede de disseminação de produtos com foco em imagens de satélite que distribui dados ambientais e outros produtos derivados por todo o mundo.

O GEONETCast Américas utiliza satélites meteorológicos e ambientais de vários países para disseminar essas informações em tempo quase real e é parte do Sistema de Sistemas de Observação Global da Terra (Earth Observation System of Systems – GEOSS). O principal objetivo do GEONETCast Américas é prover o livre acesso global a esses dados através de estações de recepção de baixo custo, além de fornecer informações globais como base para uma tomada de decisão sólida em áreas críticas e fortalecer a cooperação internacional na observação global da Terra.

Imagem: Homem de blusa azul ao lado de uma antena

SATÉLITES  Desde o lançamento ao espaço do primeiro satélite meteorológico TIROS 1, em abril de 1961, e do primeiro satélite oceanográfico, o SeaSat, em 27 de junho de 1978, ambos projetados e lançados pela NASA, o sensoriamento remoto tornou-se ferramenta indispensável para estudos da atmosfera terrestre, continentes, oceanos e mudanças climáticas. Junto com seus sensores de observação da nossa biosfera, os satélites veem a Terra de uma perspectiva global, a qual é única e inalcançável por qualquer outro sistema de observação.

PARCERIAS  O EOLLAb tem parcerias nacionais e internacionais estabelecidas. As nacionais são: Agência Espacial Brasileira (AEB), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP). Internacionais: Air Centre (Lisboa-Portugal), Committee on Space Research (COSPAR-França), Institut de Recherche pour le Développement (IRD-LOCEAN-França), National Aeronautics and Space Administration (NASA-EUA) e Universidad de València (Escuela Técnica Superior de Ingeniería-Espanha).

PRÊMIOS RECEBIDOS  Em 2020, a equipe do EOLLab conquistou medalha de ouro na 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites, organizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O EOLLab concorreu na categoria Ensino Superior, Modalidade 1. Satélites e Inteligência Artificial, com o projeto “Inteligência artificial aplicada a imagens de satélite para gestão de recursos hídricos”.

Fonte: Prof. Antônio Geraldo Ferreira, coordenador do Earth Observation Labomar Laboratory (EOLLAb) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fone: (85) 3366 7044