Grupo de pesquisa em quadrinhos da UFC lança e-book em evento acadêmico internacional

Ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM-UFC), o Grupo de Pesquisa Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos disponibiliza nesta semana uma importante contribuição para os estudos na área, com o lançamento do e-book "Quadrinhos, comunicação & entremeios: diálogos possíveis (volume 1)", nesta quinta-feira, 22, dentro da programação das 8ªs Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos – considerado o evento mais importante sobre o tema no Brasil.

O evento ocorre na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em São Paulo, de 20 a 23 de agosto. Após o lançamento, o título será disponibilizado gratuitamente pela Internet e no repositório da biblioteca da UFC.

Imagem: capa do livro Quadrinhos, comunicação & entremeios: diálogos possíveis (volume 1)

Primeiro e-book da coleção PPGComics, o trabalho busca apresentar um panorama da produção acadêmica na área dos quadrinhos, tanto em sua dimensão comunicacional quanto em sua interação com outros campos de estudo – Artes, Design, Educação, Letras, Linguística etc. Para isso, foram selecionados 30 autores em 21 textos, organizados em três eixos: “Quadrinhos e linguagem: o meio, a poética e os diálogos intermediários”, “Quadrinhos e sociedade: discursos e representações sociais” e “Quadrinhos e mediação: o uso do meio como instrumento em processos de aprendizagem, socialização e outros processos comunicacionais”.

Os artigos, selecionados a partir de chamada realizada em 2023, versam sobre diferentes tipos de quadrinhos, do nacional ao mangá, passando por questões envolvendo linguagem, gênero, ensino e saúde. “O livro foi pensado a partir da necessidade de estabelecer diálogos possíveis entre as diversas áreas que abordam o uso dos quadrinhos”, explica Thiago Henrique, integrante da comissão editorial junto com outros participantes do grupo – Davi Ferreira, Lya Calvet, Márcio Moreira, Soraya Madeira e Thainá Marques, além do professor Ricardo Jorge de Lucena Lucas.

POTENCIAL DOS QUADRINHOS  A curadoria também incluiu dois autores convidados contribuíram com artigos inéditos: a pesquisadora e professora argentina Laura Vazquez, da Universidade de Buenos Aires (UBA), e o pesquisador italiano Daniele Barbieri, professor de Design Gráfico da Università degli Studi della Repubblica di San Marino e autor de obras importantes como "As linguagens dos quadrinhos". O e-book traz ainda uma entrevista exclusiva com o quadrinista Matt Madden, professor e autor do livro "99 ways to tell a story: exercises in style" (ainda sem edição em português).

Para o professor Ricardo Jorge, é preciso avançar na percepção acadêmica sobre os quadrinhos. “Eles não são apenas para crianças e adolescentes. Podem ser usados na escola, na divulgação científica, nos relatos autobiográficos e jornalísticos, dentre outras possibilidades”, explica, citando países como Estados Unidos, Japão, Itália e França, onde “tanto há mercado consumidor e produtor de quadrinhos quanto produção de pesquisas. Queremos colaborar para isso dentro do Brasil”.

Imagem: marca da Oficina de Quadrinhos da UFC, com desenhos de um pequeno boneco sendo erguido por balões, em preto e branco

Juntamente com o e-book, o grupo lança ainda a coletânea de HQs "Pium: resgate", produzida pelos alunos do projeto Oficina de Quadrinhos UFC entre os anos de 2016 e 2020. Com 17 histórias inéditas e mais de 150 páginas, a revista passeia por gêneros como terror, romance, comédia e aventura, e também será posta para download gratuito no site do projeto: oficinadequadrinhos.ufc.br, onde, aliás, estão disponíveis edições anteriores da Pium.

CONHEÇA O GRUPO  O Grupo de Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos, que envolve alunos de graduação e de pós-graduação, é coordenado pelo professor Ricardo Jorge de Lucena Lucas desde 2019 e tem por objetivo discutir as potencialidades dos quadrinhos como objeto de pesquisa no campo da Comunicação e em áreas afins.

Ligado ao grupo de pesquisa, também funciona a Oficina de Quadrinhos UFC, projeto de extensão criado em 1985 pelo então professor Geraldo Jesuíno, e que oferece, desde 2004, sob a coordenação do professor Ricardo Jorge, aulas de roteiro, desenho, quadrinização, produção e publicação de quadrinhos.

Fonte: Grupo de Pesquisa Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.