Curso de Design Digital da UFC em Quixadá recebe nota máxima do Ministério da Educação

O curso de Design Digital da Universidade Federal do Ceará (UFC) do Campus de Quixadá obteve o conceito máximo (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A visita foi realizada no mês de agosto, entre os dias 5 e 7, no formato remoto, e avaliou requisitos como infraestrutura, corpo docente e a organização didático-pedagógica.

Imagem: Foto feita do alto mostra grupo de estudantes dentro de uma peça metálica vazada, com os cinco dedos da mão espalmados em referência à nota cinco (Foto: Divulgação Campus de Quixadá)

Durante a visita, são realizadas reuniões com o procurador Institucional, a Diretoria do campus e a Coordenação do curso. Também são realizados momentos com a Comissão Permanente de Avaliação, com docentes e discentes do curso, e avaliada uma vasta documentação.

A conquista foi comemorada pelo reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, durante visita ao campus, dentro da programação dos 70 anos da UFC. “Tivemos a ousadia de instalar um curso novo de TI no Sertão Central e conseguimos o feito de sermos avaliados com nota máxima”, comemorou. O curso foi criado em 2014, com a primeira turma iniciando em 2015.1, com 50 vagas anuais, e é um dos poucos do Brasil na área.

O coordenador do curso, Prof. Paulo Victor Barbosa de Sousa, avalia que atingir esse resultado é muito importante para toda a comunidade. “Isso é muito significativo para nossos discentes, que podem ter orgulho de estar num curso considerado excelente, e para nós, docentes, que vemos hoje o resultado de muita dedicação e esforço. E ter essa avaliação já no primeiro ciclo avaliativo do curso é algo mais especial.”

A professora Diana Patrícia Medina Pereira, vice-coordenadora, destacou também que ter os egressos de Design Digital abraçados pelo mercado de trabalho é uma confirmação de que o curso está no caminho certo.

A Profª Paulyne Matthews Jucá, a primeira coordenadora do curso, relembrou quando ela e os professores Arthur Callado, Andréia Libório e Camilo Almendra “inventaram” o curso para atender uma demanda já existente. “Conversamos com tanta gente, cada um com sua visão. Unificar foi um trabalho gigante e que precisou ser aprimorado depois”, lembrou. “A gente tinha um medo danado dessa avaliação justamente por isso”, disse.

CURSOS DE QUIXADÁ – O Campus da UFC em Quixadá possui seis cursos de graduação e um de mestrado, todos na área de tecnologia da informação e do conhecimento. Os cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Software foram avaliados em 2022 e 2023 respectivamente. Ambos obtiveram nota máxima com padrão de excelência do MEC. Outro destaque foi o curso de Sistemas de Informação, avaliado com nota máxima pelo MEC em todas as dimensões.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.