Pesquisa da UFC que investiga estilo de vida e bem-estar abre inscrições para voluntários residentes em Fortaleza

O Insight Data Science Lab, laboratório de pesquisa em ciência de dados e inteligência artificial da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Departamento de Fisioterapia da UFC, está selecionando participantes voluntários para o projeto de pesquisa AI4Wellness, que pretende investigar a relação entre estilo de vida, dores e lesões musculoesqueléticas.

Esses voluntários deverão utilizar um relógio inteligente (conhecido no mercado como smartwatch) fornecido pela pesquisa, que irá captar dados ligados a seu estilo de vida, como qualidade do sono, níveis de estresse, entre outros.

Imagem: Imagem meramente ilustrativa. Os voluntários utilizarão relógios inteligentes durante determinado período (Foto: Artur Luczka)

O objetivo é investigar como os dados coletados pelos relógios inteligentes podem ajudar na avaliação da saúde, buscando entender melhor como estilo de vida, qualidade do sono, prática de atividades físicas e níveis de estresse podem afetar o bem-estar humano.

Além disso, a equipe do AI4Wellness pretende desenvolver modelos de inteligência artificial para detectar situações anormais, como dores ou lesões, a partir do uso dos relógios inteligentes.

QUEM PODE PARTICIPAR – Podem se tornar voluntárias da pesquisa pessoas com 21 anos ou mais, que possuam capacidade de ler e entender o idioma português e que tenham smartphone com acesso à internet.

Também é preciso possuir endereço de e-mail ativo, ter disposição para utilizar o relógio inteligente continuamente, ter aptidão para caminhar por 100 metros de maneira independente, estar livre de restrições para atividade física e residir em Fortaleza.

Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp da equipe da pesquisa (85 99161-8386) ou por mensagem para o perfil @estilodevida.ufc no Instagram.

COMO SERÁ REALIZADA? – Uma equipe de fisioterapeutas realizará uma avaliação física com cada voluntário. As pessoas selecionadas utilizarão o relógio por 15 ou 90 dias, sem a necessidade de nenhuma alteração na rotina do voluntário.

Durante o período de uso, o smartwatch coletará dados como batimentos cardíacos, temperatura corporal e níveis de estresse. Além disso, os participantes deverão responder a questionários on-line, com perguntas breves sobre estilo de vida em diferentes períodos (seis semanas, três meses, seis meses, nove meses e 12 meses).

A pesquisa é coordenada pelo Prof. José Macedo, do Insight Data Science Lab e do Departamento de Computação da UFC. Dúvidas podem ser enviadas para o WhatsApp do projeto: (85) 99161-8386.