Laboratório da UFC voltado à pesquisa sobre ensino e formação de professores de línguas estrangeiras inaugura nova estrutura física

Na tarde da última segunda-feira (26), o Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras (LAPPELE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC (PPGL/UFC), ganhou um reforço importante em sua trajetória: a inauguração de sua estrutura física, com novos equipamentos e sala exclusiva, no bloco do curso de Letras Noturno (CH1). O evento contou com a participação de alunos e professores.

Imagem: docentes e técnicos posam para foto da nova sala do LAPPELE

Como se dá a construção de um material didático? Quais as políticas públicas e os espaços voltados à formação de docentes? Quais são os projetos pedagógicos, didáticas, problemáticas e abordagens presentes no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras? Essas são algumas questões abordadas pelas atividades desenvolvidas no LAPPELE, que alberga pesquisas de professores dos departamentos de Letras Estrangeiras, de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução e das Casas de Cultura.

Veja imagens da inauguração no Flickr da UFC

Criado em 2019, até pouco tempo os integrantes do LAPPELE se reuniam virtualmente ou em gabinetes de docentes. Em 2023, o Conselho do Centro de Humanidades aprovou a cessão da atual sala para uso do laboratório. No mesmo ano, o grupo teve projeto aprovado no Edital Pró-Humanidades, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), e recebeu recurso para a compra de equipamentos, como lousas eletrônicas e computadores.

Atualmente composto por dez pesquisadores, o LAPPELE agora inicia uma nova etapa, com uma série de atividades planejadas. Segundo o professor Cícero Araújo de Miranda, diretor do Centro de Humanidades e docente do Departamento de Letras Estrangeiras, já nesta semana acontecem duas oficinas com a professora Isabel Alonso, da Faculdade de Formação de Professores da Universidad Autónoma de Madrid.

“Ela vem ministrar duas oficinas voltadas à produção de material didático, sendo esse um dos objetivos do projeto que submetemos à FUNCAP: a criação de um repositório institucional de materiais didáticos, que ficará aberto para ser usado por professores da educação básica, sobretudo do Centro Cearense de Idiomas (equipamento da Secretaria de Educação do Estado)”, adianta o professor.

“Em maio deste ano estivemos em Madrid, onde produzimos materiais para o espanhol como língua estrangeira. Agora, Isabel Alonso vem para cá para produzir material didático sobre o inglês como língua estrangeira. Ela também vai ministrar uma palestra para alunos de graduação e pós-graduação. Teremos ainda uma reunião com o reitor da UFC, Custódio Almeida, com a Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), para tratarmos de um acordo de cooperação entre a UFC e a Universidad Autónoma de Madrid”, completa Cícero.

Fonte: Departamento de Letras Estrangeiras – fone: (85) 3366.7612