Conselho Universitário aprova criação da Secretaria de Esportes da UFC; pauta será retomada no dia 6 de setembro

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará (UFC) aprovou, na última sexta-feira (23), a criação da Secretaria de Esportes da UFC (SESPUFC) como órgão suplementar subordinado à Reitoria. Na ocasião, os conselheiros também aprovaram a instituição de uma comissão de regularização fundiária da UFC, que deverá ser detalhada na próxima sessão ordinária do Conselho, já marcada para o dia 6 de setembro, às 14h.

O processo da Secretaria de Esportes foi relatado pela Profª Maria Eleni da Silva, diretora do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC, que destacou a importância do novo órgão para a Universidade. “A criação da Secretaria de Esportes da UFC é essencial para consolidar as ações relativas ao desenvolvimento e à difusão das atividades esportivas, de saúde e de lazer, proporcionando uma gestão mais eficiente e centralizada das atividades relacionadas às atividades físicas e desportivas. A iniciativa demonstra o empenho e compromisso da UFC com a promoção da prática esportiva, refletindo não apenas em benefício para a comunidade universitária, mas também para a sociedade em geral”, considerou em seu voto.

Imagem: foto de uma sala com carpete azul e mesas dispostas em círculo. Ao centro, três fileiras de mesas. Em todas as mesas há pessoas sentadas na cadeiras

A nova Secretaria terá à frente o Prof. Antônio Barroso Lima, do IEFES, como secretário, e Wildner Lins de Souza, atual diretor da Divisão de Atividades Desportivas da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), como secretário-adjunto. Estão entre os objetivos da SESPUFC: o desenvolvimento do esporte universitário de base e de alto rendimento; a realização de estudos e pesquisas com vistas ao desenvolvimento do esporte como fator de reintegração social; e o planejamento, a coordenação e a avaliação de ações voltadas à proteção, ao resgate e ao incentivo do esporte universitário e de identidade cultural, bem como para a assistência estudantil.

A criação da nova Secretaria foi aprovada por aclamação, e vários conselheiros aproveitaram a ocasião para destacar o avanço da Universidade ao ter um olhar mais atento para a importância do esporte no ambiente universitário. Também mencionaram os desafios que ela terá pela frente, como a necessidade de novos equipamentos esportivos, o olhar específico para os campi do interior e o apoio às associações atléticas dos cursos.

“A Secretaria vem, nesse momento, como uma ferramenta muito importante, porque o que a gente tem até aqui, o que foi construído nesses últimos 70 anos, não é suficiente. Falando do movimento das atléticas, a gente está longe de alcançar todo o nosso potencial. [A quadra do] CEU é um espaço só para todas as atléticas. A Secretaria vem para impulsionar o esporte, mas precisa ser algo dialogado, para dar atenção a todo esse potencial que as atléticas têm, para todo esse potencial que o esporte tem dentro da UFC, porque o esporte, além de uma política pública de saúde, é uma política de permanência estudantil”, pontuou a representante discente Maria Yasmin Santos, vice-presidente da Atlética do Curso de Direito.

OUTRAS PAUTAS – O Conselho Universitário também aprovou a mudança de nomenclatura da Assessoria Geral da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), que a partir de agora passa a chamar Coordenadoria de Governança de Contratações, e autorizou a UFC a criar uma comissão de regularização fundiária e aplicar as leis de regulamentação fundiária, especialmente a Lei nº 13.465/17, nos processos que tratam do tema.

A minuta detalhada da resolução que instituirá a Comissão Permanente de Regularização Fundiária no âmbito da Universidade Federal do Ceará será discutida na próxima reunião do CONSUNI, no dia 6 de setembro. Pelo fato de ter extrapolado o horário previsto, outros oito processos inicialmente colocados em pauta também serão debatidos no próximo encontro do Conselho. Entre eles, está a aprovação do Regimento Geral da Estatuinte na UFC.

Fonte: Divisão de Apoio aos Conselhos Superiores da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.