Procurar no portal

Ranking de Xangai aponta UFC entre as mil melhores universidades do mundo 

A Universidade Federal do Ceará (UFC) é uma das 18 instituições brasileiras a figurar entre as mil melhores universidades do mundo no Academic Ranking of World Universities 2024 (ARWU), conhecido como Ranking de Xangai. Os resultados do levantamento, realizado anualmente pela Shanghai Ranking Consultancy desde 2003, foram divulgados no último dia 15 de agosto. 

Outras 14 universidades federais brasileiras e três instituições estaduais aparecem no ranking, que avalia 2.500 universidades em todo o mundo e publica a lista das mil mais bem colocadas. Além da UFC, as federais da Bahia e de Pernambuco completam o grupo de instituições nordestinas ranqueadas entre as mil melhores do mundo. 

Imagem: foto da reitoria da UFC, com brasão ao centro do primeiro andar do prédio

Para o reitor da UFC, Custódio Almeida, ter esse resultado no contexto dos 70 anos da Universidade mostra que o tempo de crescimento da UFC também tem correspondido à qualidade da Instituição. É um ranking de qualidade que leva em conta fortemente a pós-graduação, a inserção no mundo do trabalho, a qualidade das pesquisas e dos pesquisadores com suas publicações. [...]. Então, significa, para nós, que devemos continuar trabalhando nesse ritmo, trabalhando na direção da qualificação dos nossos cursos de graduação e de pós-graduação e construindo uma base de infraestrutura científica para que a Universidade Federal do Ceará continue fazendo o seu papel”, comemora.

O resultado alcançado pela UFC no ranking expressa-se pelos indicadores de publicação de artigos nas revistas Nature e Science e de indexação de artigos no Science Citation Index Expanded e no Social Science Citation Index. A Instituição também pontuou no desempenho per capita, que leva em consideração a performance acadêmica por pessoa da universidade. 

Para a vice-reitora e pró-reitora de Relações Interinstitucionais da UFC, Profª Diana Azevedo, a presença da Federal do Ceará no ranking guarda estreita relação com o número de programas de pós-graduação da Instituição avaliados como de excelência pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na última avaliação quadrienal (2017-2020), o número de programas da UFC com nota máxima 7 dobrou, chegando a seis no total. Considerando os programas avaliados com notas 6 e 7, a UFC posiciona-se como instituição líder nas regiões Norte e Nordeste do país, com 14 programas de excelência. 

“A produção científica destes programas é um dos indicadores mais determinantes para este desempenho, mas o impacto desta produção e a participação dos nossos pesquisadores em redes de pesquisas nacionais e internacionais são certamente um diferencial da UFC que a posicionou neste ranking”, avalia a vice-reitora. 

Diana Azevedo também destaca a articulação institucional da UFC no desenvolvimento de pesquisas que se projetam nos resultados observados no Ranking de Xangai e em outras frentes. “Estamos entre as universidades brasileiras com maior percentual de publicações entre as 10% mais citadas no mundo, por exemplo. Muito desse impacto se deve também às pesquisas realizadas em rede, e um sinal concreto da nossa liderança neste sentido é a aprovação recente de quatro novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs ), sob a coordenação de pesquisadores da UFC”, explica.

INTERNACIONALIZAÇÃO Os critérios do Ranking de Xangai englobam, ainda, qualidade da educação, indicador que mensura a quantidade de ex-alunos ganhadores dos prêmios Nobel ou Medalhas Fields; e qualidade da instituição, que considera os pesquisadores das universidades que receberam prêmios Nobel, Medalha Fields ou que são altamente citados.

No Global Ranking of Academic Subjects, que classifica as universidades de acordo com a produção acadêmica e é realizado pela mesma consultoria do Ranking de Xangai, a UFC notabiliza-se nas áreas de Engenharia de Telecomunicações e Odontologia. Os resultados são da edição de 2023, que avaliou as universidades que publicaram um determinado número de artigos no período de 2018 a 2022.

Para o Prof. Rodrigo Rêgo, coordenador de Internacionalização da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER), a colocação da UFC no Ranking de Xangai é ainda mais relevante quando se considera a presença de poucas instituições brasileiras e latino-americanas no levantamento. “Isso reflete a importância da internacionalização para a UFC, que hoje conta com 184 convênios com instituições de diversos países e está enviando 53 estudantes de seus programas de pós-graduação para realizar doutorado sanduíche no exterior”, explica.  

O docente acrescenta que outros 100 estudantes de graduação da Universidade estão em instituições internacionais, enquanto a UFC espera receber 70 alunos estrangeiros de pós-graduação pelos programas GCUB-Mob e CAPES/Move La América e outros 120 alunos de graduação por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

Fonte: Prof. Rodrigo Rêgo, coordenador de Internacionalização da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300