Editora UFC divulga lista de obras vencedoras do Edital Flecha

A Editora UFC, da Universidade Federal do Ceará (UFC), anunciou, nesta segunda-feira (26), as obras vencedoras do Edital Flecha, que contempla cinco propostas de livros de pequena extensão direcionados ao letramento do público sobre os desafios do Brasil no século XXI. A lista foi divulgada após aprovação do Conselho Editorial.

Imagem: Conselho editorial UFC

O Prof. Cavalcante Júnior, diretor da Editora UFC, explica que as obras foram selecionadas a partir de propostas submetidas ao edital lançado em dezembro de 2023: “Nós recebemos muitas propostas, que foram submetidas ao Conselho Editorial, lidas e avaliadas às cegas”.

A Editora selecionou uma obra para categoria disposta em edital. Devido ao processo de refinamento editorial, os títulos dos livros ainda não foram divulgados, sendo os projetos vencedores identificados apenas pelos nomes dos autores, conforme a lista abaixo.

Democracia e liberdade: Daniel Cavalcante Pinheiro;
Desafios da cultura digital: Ticianne de Gois Ribeiro Darin;
Emergência climática: Flávia Mendes de Almeida Collaço, Diana Cristina Silva de Azevedo, Allyson de Araújo Soares e Esmaily Negreiros Peixoto;
Relações raciais e de gênero: Dediane Souza;
Tiranias contemporâneas: José Maria da Silva Monteiro Filho, Helena Martins do Rêgo Barreto e Pedro Jorge Chaves Mourão.

Saiba mais sobre os autores e os conteúdos dos livros selecionados.

A publicação faz parte das ações de celebração dos 70 anos da Universidade. A intenção é que o lançamento dos livros seja realizado em dezembro, no aniversário da Instituição. “Agora as obras entram em fase de produção. Serão revisadas, e será realizado todo o trabalho do projeto editorial. O gráfico da obra vai ser executado pela equipe de editoração, e, em dezembro, o livro já estará pronto com toda a qualidade e estética que a gente espera que esses livros tenham”, prospecta a Profª Juliana Diniz, vice-diretora da Editora UFC.