Distinções acadêmicas: cerimônias de entrega ocorrerão de 3 a 12 de setembro; veja agraciados

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará divulga as novas datas de entrega de distinções acadêmicas dos semestres 2023.1 e 2023.2. Retornando ao formato presencial, as cerimônias ocorrerão entre os dias 3 e 12 de setembro.

As listas com os nomes de pessoas agraciadas, tanto em 2023 quanto em anos anteriores, podem ser consultadas no site da PROGRAD.

Imagem: alunas exibem o certificado

No dia 3 de setembro, serão entregues pelo reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, as distinções do tipo Summa Cum Laude. O dia 10 de setembro está reservado para a entrega pelo pró-reitor de Graduação, Prof. Davi Romero de Vasconcelos, das distinções Magna Cum Laude. Já as distinções Cum Laude serão entregues por cada unidade acadêmica entre os dias 12 de setembro e 11 de outubro.

Os locais e horários das cerimônias serão informados nos convites que serão enviados, por e-mail, às pessoas agraciadas. Para receber os certificados, é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto.

Aqueles que não puderem comparecer à cerimônia poderão outorgar procuração a um representante para proceder o recebimento. Será necessário apresentar original e cópia de documento oficial de identificação com foto do procurador, bem como original ou cópia autenticada do documento oficial com foto do estudante agraciado. Segue modelo de procuração.

As cerimônias presenciais de entrega de distinções acadêmicas foram realizadas pela última vez em abril de 2019 e suspensas em 2020 por causa da pandemia de covid-19. Nos últimos anos, os certificados continuaram sendo conferidos, mas entregues individualmente na PROGRAD. Após a decisão de retomar as cerimônias presenciais, as datas deste ano tiveram que ser remarcadas em consequência da greve de servidores docentes e técnico-administrativos da UFC no primeiro semestre.

PRÉ-REQUISITOS – As distinções acadêmicas são atribuídas pela UFC a estudantes que se graduam com elevado desempenho acadêmico, considerando os parâmetros gerais informados na Resolução nº 45/2018, do Conselho Universitário (CONSUNI), e nas Portarias nº 41/2018 e nº 59/2019, da PROGRAD:

- Índice de Rendimento Acadêmico Individual (IRA) igual ou superior a 8.500;
- Conclusão de curso no tempo-padrão previsto pelo Projeto Pedagógico registrado na PROGRAD;
- Não possuir reprovações nem trancamentos em componentes curriculares;
- Não ter sofrido qualquer sanção disciplinar;
- Não ter mais de 20% da carga horária prevista para o seu curso obtida por meio de aproveitamentos internos ou externos.

Critérios adicionais de hierarquização poderão ser determinados por cada coordenação de curso. O número de outorgas por ano fica limitado a dez por curso, podendo ser no máximo dois para Summa Cum Laude, quatro para Magna Cum Laude e dez para Cum Laude.

Fonte: Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação – fone: (85) 3366.9498