Série especial da rádio Universitária FM aborda insegurança alimentar em Fortaleza

O quadro de jornalismo ambiental Cuida, Criatura!, veiculado às 18h30 das terças-feiras no Programa Almanaque, da Rádio Universitária FM, estreará, em 3 de setembro, o especial “Cultivando soluções: a pesquisa e extensão no combate à segurança alimentar”. A série abordará, em dois episódios, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) atua no combate à insegurança alimentar através da pesquisa e da extensão.

Um dos destaques do especial é o projeto de extensão Gastronomia Social, que é vinculado ao curso de graduação em Gastronomia e oferta cursos e oficinas gastronômicas de forma gratuita para a comunidade periférica, além de promover campanhas para o combate à fome e realizar a distribuição de quentinhas com parceiros locais. “Acreditamos que esses cursos e oficinas que a gente oferta são uma forma de combater a extrema pobreza na periferia [...] nós já conseguimos formar mais de 3 mil pessoas. Muitas hoje já empreendem”, afirma a Profª Eveline Alencar, coordenadora do projeto.

Imagem: alunos e alunas do curso de Gastronomia posam atrás de uma mesa com bolos decorados

Outra participação foi a do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Geografia da Alimentação (NUPEGA), que trabalha temas como agronegócio, segurança alimentar e formas de produção de alimentos. A coordenadora do NUPEGA, Profª Iara Gomes, destaca que “o núcleo tem alcançado territórios, de fato, bastante vulnerabilizados da cidade e em que a gente tem atuado a partir, por exemplo, dos temas que envolvem a produção de alimentos nos espaços urbanos, a preocupação com as legislações que favoreçam”.

O NUPEGA realiza oficinas nas comunidades com base nas pesquisas que desenvolve, atividades dentro de hortas comunitárias e até a implantação de centros de agroecologia urbana e economia solidária.

SOBRE O CUIDA, CRIATURA! – O Cuida, Criatura! é um quadro que vai ao ar toda terça-feira, às 18h30, no Programa Almanaque. A atração semanal leva ao ouvinte, conforme a equipe que o produz, o jornalismo socioambiental “de forma desenrolada, com pautas que afetam cada um de nós no dia a dia”.