Em reunião, Comitê de Inovação Tecnológica aborda seu papel na UFC e traz resultados atualizados de 2024

O Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT), vinculado à Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT/UFC Inova), reuniu-se na terça-feira (3) com integrantes de diferentes núcleos, departamentos e centros da Universidade Federal do Ceará (UFC) para apresentar sua equipe e os números atualizados de investimentos, orçamentos, projetos e patentes. Na ocasião, também foram abordados aspectos do funcionamento da CIT e de seu papel na Universidade.

Entre os novos números, estão mais de 500 ativos de propriedade intelectual – patentes, softwares, marcas etc. –, cuja gestão representa um dos grandes desafios da Coordenadoria. Esses ativos são oriundos de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) realizados pela UFC em parceria com várias instituições, a maioria delas privada. Desde 2018, os PD&Is aprovados pelo COMIT já somam mais de R$ 277 milhões, cada um deles com duração média de 16 meses.

Na ocasião, a coordenadora de Inovação Tecnológica, professora Cláudia do Ó Pessoa, também presidente do COMIT, aproveitou para celebrar o aumento do número de cartas-patentes concedidas à UFC (e às respectivas instituições cotitulares, quando houver) pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que recentemente passou de 50 para 64.

Imagem: professora Cláudia do Ó Pessoa de pé, à frente de participantes da reunião do COMIT

Nesse momento, a equipe da CIT/UFC Inova aproveitou para detalhar um pouco dos processos relacionados ao trabalho da Coordenadoria, que, além de gerenciar os pedidos de depósitos de patentes de produtos e processos e registros de software, também presta assistência em acordos de parceria e coordenação; organiza mentorias e eventos que possam contribuir para as etapas de aquisição de propriedade intelectual; orienta sobre como medir e valorar determinada tecnologia (declaração de vantajosidade econômica e não econômica) e sobre padronização de planos de trabalho (exigido em qualquer projeto de pesquisa), entre outras atividades.

“Nosso objetivo é que esse conhecimento permeie todas as unidades e campi da UFC”, destacou Cláudia Pessoa, ressaltando também a cobrança cada vez maior direcionada à CIT no que diz respeito à prestação de contas, tanto de investimentos financeiros quanto de resultados alcançados. “O dinheiro é público e, portanto, precisamos dar esse retorno”, resumiu a professora.

Nesse sentido, em julho deste ano a CIT lançou um novo painel temático virtual, que reúne em tempo real todas as informações e indicadores sobre parcerias e tecnologias protegidas para inovação, formando um mapa do ecossistema de pesquisa e desenvolvimento de ativos de propriedade intelectual na UFC. O banco de dados está disponível no site da UFC Inova.

Imagem: integrante do COMIT à frente de projeção na tela

Atualmente, sob a coordenação de Cláudia Pessoa está uma equipe de seis integrantes, divididos entre a Diretoria de Suporte à Propriedade Intelectual e Diretoria de Transferência de Tecnologia, além de um bolsista.

SOBRE A CIT – Vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a CIT originou-se em 2004, com a criação do então Núcleo de Apoio à Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (NAPITT), aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) pouco antes da publicação da Lei de Inovação Tecnológica (Lei nº 10.973/04), segundo a qual todas as universidades e institutos públicos de pesquisa devem dispor de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

Em 2010, o NAPITT foi oficializado como o Núcleo de Inovação Tecnológica da UFC. Em 2016, com o advento do Marco Legal de Ciência e Tecnologia (Lei nº 13.243/2016), a UFC criou o Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT), órgão colegiado com a missão de assessorar a Reitoria e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação na definição e no acompanhamento da política institucional de inovação tecnológica.

Por meio do COMIT, em 2017 foi instituída a Política de Inovação da UFC, que dispõe sobre a definição, geração e gestão de direitos relativos à Propriedade Intelectual e à Inovação Tecnológica no âmbito da Universidade, e o NAPITT passou ao status de Coordenadoria da PRPPG.

Em 2019, a CIT desenvolveu o conceito da marca UFC Inova, a fim de consolidar o compromisso e a responsabilidade da Universidade com a inovação e gerar uma melhor comunicação entre a academia e as empresas, fortalecendo sua imagem.

Fonte: Coordenadoria de Inovação Tecnológica – fone: (85) 3366.9170