UFC recebe congresso internacional de Educação; evento aborda desigualdade social como principal tema

A Universidade Federal do Ceará (UFC) recebe, de segunda (9) a sexta-feira (13) desta semana, o 3º Congresso Internacional de Professores/as-Pesquisadores/as no Centro de Convivência do Campus do Pici. O Congresso terá como tema o combate às injustiças sociais. Ele destina-se, principalmente, ao corpo docente e discente de licenciaturas e de mestrados profissionais. “Vamos discutir como, por meio da colaboração docente, podemos reduzir essas injustiças”, explica o Prof. Luiz Sanches Neto, da coordenação do evento.

Imagem: Professora Diana Azevedo durante aberto do evento (foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

O evento é realizado de forma simultânea à 2ª Conferência Regional da Associação Internacional de Estudo em Professores/as e Ensino (ISATT, na sigla em inglês) e contará com a presença de pesquisadores de todos os continentes. A ISATT é uma associação criada em 1983 para discutir o processo de ensino, bem como a identidade, papel, contextos e trabalho dos professores e professoras.

>> Clique aqui para ver a programação do evento

As inscrições ainda estão abertas. Elas são pagas e podem ser feitas no mesmo endereço da programação. O evento, no entanto, pode ser acompanhado de forma gratuita por qualquer pessoa – apenas não dando direito à certificação.

DESTAQUES O evento é composto por comunicações orais, palestras, conferências, painéis e oficinas. Todas as atividades são presenciais. A abertura foi realizada nesta segunda-feira, às 17 horas, pela vice-reitora da UFC, Profª Diana Azevedo, e pela pesquisadora e ativista na área de Educação e Artes Christiana Afrikaner, da Namíbia.

Pouco antes, às 14h haverá oficina com a Profa. Stavroula Kaldi da Grécia. Às 15 horas, haverá palestra de pré-conferência com Daniela Hotolean, administradora do ISATT, sobre conectividade global e desafios culturais, que abordará temas relacionados a servidores técnicos administrativos. Do momento, participará ainda o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas da UFC, Marlon Bruno Paiva.

Na terça-feira de manhã, destaque para a conferência da Profa. Cheryl Craig e, à tarde, para a fala do Prof. Tim Fletcher, pesquisadores/as da área de autoestudo. À noite, haverá mesa sobre os mestrados profissionais com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Regina Célia Monteiro; com a coordenadora de Ciências e Humanidades para a Educação Básica na Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Profa. Antonia Bezerra; e com a coordenadora nacional do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), Profa. Danyelle Nilin.

A temática do autoestudo segue na quarta-feira de manhã, com a conferência do Prof. Tom Russell, criador desse campo de estudo: “O que 30 anos de autoestudo me ensinaram sobre educação de professores/as”. À tarde haverá palestra do Prof. Rodrigo Fuentealba, pesquisador do autoestudo na América Latina.

Na quinta-feira de manhã, a Profa. Maria Inês Marcondes, representante nacional do Brasil no ISATT, e a Profa. Luísa Figueiredo do Amaral falam sobre a influência de Paulo Freire para educadores. Na sequência, haverá conferência da Profa. Bernadete Porto, pró-reitora de Extensão da UFC, e da Profa. Maria Amélia Santoro Franco. Elas falarão sobre pedagogia crítica como pedagogia da resistência. À tarde, haverá palestra da Profa. Stefinee Pinnegar, dos Estados Unidos.

Na quinta-feira à noite, a conferência será com a Profa. Cristiane Antonia Hauschild Johann, líder do Fórum de Coordenadores/as do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Com ela, participam da conferência o coordenador institucional do PIBID na UFC, Prof. Filipe Ximenes, a representante do Grupo de Trabalho de Licenciaturas (GTL), Jaqueline Andrade e o pró-reitor adjunto de Graduação da UFC, Prof. Hermógenes Oliveira.Na sexta-feira, o Congresso será concluído com as palestras da Profa. Dawn Garbett e do Prof. Alan Ovens da Nova Zelândia.

O Congresso teve apoio da direção e corpo docente do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) com financiamento obtido junto ao CNPq em projeto de pesquisa do mestrado profissional (ProEF) do IEFES, da Coordenação de Extensão (Outreach) do ISATT, dos gabinetes da Vice-Reitoria e Reitoria, Prex, Prograd, PRPPG e Progep, da direção do Centro de Convivência e ProCult. Destaque também às parcerias colaborativas com o IFCE-Fortaleza, a Universidade São Judas Tadeu (USJT) e os/as intérpretes do Letrare, coordenado pela Profa. Diana Fortier, que viabilizaram a tradução em inglês e espanhol