Presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro realiza palestra na Reitoria sobre desafios para as universidades

Os desafios contemporâneos para as universidades foi o tema da palestra proferida pelo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Prof. Renato Janine Ribeiro, na noite dessa quarta-feira (11), no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). A iniciativa integrou a programação de conferências do Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC.

Imagem: quatro pessoas sentada em mesa de auditório Compuseram a mesa solene da atividade o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida; o diretor do CEA, Prof. Tarcísio Pequeno; e a Profª Danyelle Nilin, do curso de Ciências Sociais da UFC, que atuou como mediadora.

O reitor deu início ao evento saudando o Prof. Renato Janine, ex-ministro da Educação e professor titular de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo (USP). Em sua fala, Custódio Almeida fez um passeio pela trajetória da UFC, desde o contexto histórico de criação, passando pelo processo de implantação de cursos de diversas áreas do conhecimento até as comemorações dos 70 anos, em 2024. “Hoje somos uma instituição robusta e queremos celebrar a universidade enquanto instituição necessária para o mundo, marcada por ser a guardiã da liberdade”, afirmou.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Logo após, o Prof. Renato Janine dividiu a sua apresentação em dois momentos. No primeiro, detalhou o conceito de universidade e a sua função para a sociedade, indo além da capacitação profissional para o mercado, mas também para a formação humanística. “Há algumas pessoas de fora da universidade que pensam que ela é apenas uma fábrica de diplomas, quase como se fosse um anexo do Ministério do Trabalho, e não pode ser assim o entendimento do que é uma profissão. A universidade é o espaço da ciência, dos conhecimentos rigorosos, das humanidades e da pesquisa que melhoram o nosso conhecimento sobre o mundo”, declarou.

O docente falou, ainda, sobre a importância de combater o negacionismo científico. Assista ao vídeo:

No segundo momento de sua palestra, Janine elencou as demandas para as universidades nos tempos atuais, sendo a articulação entre diferentes áreas do conhecimento como uma das mais prementes. “A universidade tem um papel diferente e mais ambicioso do que um centro universitário ou do que uma faculdade, e esse papel não é porque ela tem cursos de pós-graduação, mas está simbolizado porque ela é um ambiente de pesquisa. A interdisciplinaridade se tornou um desafio e ela pode trazer mudanças significativas”, avaliou.

SAIBA MAIS – Órgão suplementar da Reitoria criado em 2016, o Colégio de Estudos Avançados tem como objetivo promover atividades, programas e projetos que contribuam para a formação do pensamento científico e acadêmico de modo transdisciplinar. Atualmente conta com 23 conselheiros – pesquisadores, professores e representantes da sociedade civil – que atuam na composição de grupos de estudo e trabalho, na proposição de painéis de discussão, mesas-redondas e palestras e na promoção do envolvimento e da participação da comunidade acadêmica do Estado com os temas elencados pelo CEA.

Fonte: Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC – fone: (85) 3366.9031 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.