Feira das Profissões da UFC tem início na terça (17) e receberá cerca de 20 mil estudantes de ensino médio; confira a programação

A Feira das Profissões da Universidade Federal do Ceará (UFC) está de volta! Após dez anos de pausa, um dos maiores eventos da UFC, que recebe milhares de estudantes de ensino médio do Estado, ocorrerá de 17 a 20 de setembro, no Centro de Convivência do Campus do Pici e em áreas do entorno, em Fortaleza.

A expectativa é que mais de 20 mil estudantes de escolas públicas e particulares passem pela Feira. Os visitantes poderão conhecer melhor os cursos ofertados pela UFC, a fim de decidir o futuro profissional e fazer uma escolha consciente na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU). As inscrições para a Feira já se encerraram.

Imagem: pessoas caminham entre estandes na última Feira das Profissões

No total, serão 73 estandes, representando todas as graduações presenciais da UFC na Capital e no Interior, além de palco para apresentações artísticas, tenda para experiências práticas, palestras, oficina, entre outras atividades.

De acordo com o pró-reitor-adjunto de Graduação, Prof. Hermógenes de Oliveira, as inscrições superaram as expectativas, e foi necessário ampliar a realização da Feira de três para quatro dias, a fim de atender a todos os interessados. Um total de 314 escolas, de Fortaleza e do Interior, inscreveu seus alunos, somando mais de 19 mil estudantes; houve, ainda, mais 1.162 inscrições individuais.

“Antes de encerrarmos o prazo de inscrições, a gente já tinha atingido a capacidade de atendimento. Por isso, resolvemos ampliar a Feira, redimensioná-la, redistribuir os espaços. Há um desejo muito grande de as pessoas participarem, principalmente as de escolas públicas”, explicou o Prof. Hermógenes, que ao lado do pró-reitor de Graduação, Prof. Davi Romero, está à frente da organização.

A Feira das Profissões mobiliza toda a Universidade. Além da PROGRAD e de todas as demais pró-reitorias e de muitas unidades administrativas, a Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) está envolvida na organização do evento. Mais de 500 estudantes de graduação também estão engajados, atuando na logística, organização e apresentação de cursos.

“A Feira mexe com toda a Universidade. No Centro de Convivência, teremos espaço para as pró-reitorias, para unidades como as Casas de Cultura Estrangeira, o Instituto Confúcio, o Sistema de Bibliotecas, o Memorial da UFC, a Rádio Universitária FM... É como se tivéssemos uma ‘miniUFC’ dentro do evento”, afirmou o Prof. Hermógenes.

Imagem: estudantes experimentam técnicas de fisioterapia

SOBRE A PROGRAMAÇÃO – A abertura oficial da Feira, com a presença do reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, será às 9h da terça-feira, com as boas-vindas aos primeiros visitantes, no auditório do Centro de Ciências (bloco 902, Campus do Pici, em frente ao Centro de Convivência). Representantes das secretarias de Educação do Ceará e de Fortaleza, além da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), também estarão na abertura.

Durante a Feira, o auditório do Centro de Ciências se transformará na “Sala do Futuro”, espaço onde ocorrerão palestras em todos os dias do evento, em diferentes horários. Entre uma visita e outra aos estandes, os participantes poderão aprender sobre temas como “Redação nota 1.000”, “Física sem mistérios”, “A matemática do ENEM sem achismos” e “Estratégias para potencializar a nota no ENEM”.

Outro espaço importante da Feira é o palco "Meu curso é show", no Centro de Convivência, onde haverá apresentações de dança e teatro, shows musicais, sarau, karaokê e muitas outras atividades mobilizadas pela Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT).

Subirão ao palco grupos como o Oré Anacã, com coreografias do Boi Bumbá de Parintins; o grupo percussivo Acadêmicos da Casa Caiada; a Companhia de Dança da UFC, com a performance CACOS; a Camerata de Cordas da UFC; a cantora e compositora cearense Beatriz Bandeira; o grupo de dança Caloritos; o grupo de teatro científico da Seara da Ciência, entre vários outros.

Imagem: grupo se apresenta em palco

A programação ainda incluirá a mostra Arte sob o microscópio, que une arte e ciência por meio de técnicas de microscopia, e a oficina “Bolsa arte moda”, que abordará, através de técnicas de colagem, a diversidade corporal na indústria da moda.

Ao lado do Centro de Convivência, no estacionamento do Instituto de Cultura e Arte (ICA), os visitantes encontrarão a Tenda de Vivências, um espaço que reunirá 32 estandes com atividades práticas oferecidas por alguns dos cursos. Trata-se de um ambiente lúdico e interativo, onde os alunos de ensino médio irão participar de experiências, conhecer simuladores e protótipos de projetos, realizar atividades práticas de diferentes profissões.

A programação completa da Feira das Profissões, além de mais informações sobre os cursos de graduação ofertados na UFC, pode ser vista no site recém-inaugurado profissoes.ufc.br.

Fonte: Comissão Organizadora da Feira das Profissões – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.