UFC lança publicações da pesquisa Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Sistema Penitenciário do Ceará na segunda-feira (23)

A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançará, na próxima segunda-feira (23), os relatórios Censo Penitenciário do Estado do Ceará e Saúde e Qualidade de Vida dos Policiais Penais do Estado do Ceará. Aberto ao público, o lançamento será realizado a partir das 14h, no auditório da Reitoria.

As publicações são produto do projeto de pesquisa Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Sistema Penitenciário do Ceará, parceria entre UFC e Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP) e com financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), por meio do Programa Cientista-Chefe.

Imagem: recorte da capa do censo penitenciário do Ceará, com foto de homens sentados em carteiras de costas.

Realizada no período de março a setembro de 2022, a coleta dos dados da pesquisa envolveu os cursos de Enfermagem, Ciências Sociais, Direito, Psicologia e Medicina (Sobral). No lançamento, serão apresentados os procedimentos utilizados para o estudo.

Estarão presentes o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida; a vice-reitora, Profa. Diana Azevedo; a coordenadora da pesquisa e diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC (FFOE), Profa. Ana Karine Bezerra Pinheiro; o coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV-UFC), Prof. Luiz Fábio Silva Paiva; a coordenadora do Programa de Ações Integradas pela Vida (PÃIM-UFC), Profa. Michelle Steiner dos Santos; o coordenador do Laboratório Cearense de Psicometria (LACEP-UFC), Prof. Walberto Silva dos Santos; o secretário da Administração Penitenciária do Estado do Ceará, Mauro Albuquerque; e a diretora científica da FUNCAP, Thereza Magalhães.

SOBRE OS RELATÓRIOS - Conforme a professora Ana Karine Bezerra Pinheiro, o Censo Penitenciário teve como principal objetivo apresentar um perfil sociodemográfico, clínico, comportamental e situacional da população privada de liberdade no Estado. “Os dados levantados compreendem os eixos temáticos histórico prisional, perfil educacional e laboral, estrutura familiar, vivências no sistema carcerário, indicadores de saúde física e mental, bem como perspectivas para o pós-reclusão. A realização do censo contemplou todas as unidades prisionais, oportunizando a participação de 20.666 pessoas privadas de liberdade”, explica a docente.

Com dados relativos às unidades prisionais de todas as macrorregiões do Estado, a publicação Saúde e Qualidade de Vida dos Policiais Penais do Estado do Ceará buscou avaliar a qualidade de vida geral e no trabalho de tais trabalhadores; verificar o perfil socioeconômico, demográfico e de hábitos; identificar sintomas de ansiedade, depressão e tendência ao suicídio; e verificar o padrão do consumo de drogas da população dos policiais penais do Estado do Ceará.

De acordo com a Profa. Ana Karina, o quantitativo de participantes de cada unidade se deu por meio do cálculo da amostra, utilizando a fórmula para população finita. “Foram excluídos os policiais afastados por licença ou férias durante o período de coleta de dados. Dessa forma, a amostra foi estimada em 342 policiais penais, no entanto o número total de respondentes foi de 344”, acrescenta.

As publicações estão disponíveis ao público e podem ser acessadas no Repositório Institucional da UFC

Fonte: Profa. Ana Karina Pinheiro Bezerra, coordenadora da pesquisa Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Sistema Penitenciário do Ceará - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.