Em parceria com a Unilife-M, UFC lança Manual da Saúde Mental, com informações sobre rede de apoio para estudantes

Segundo relatório do programa internacional Global Mind Project, divulgado em 2023, entre 71 países que participaram de uma análise sobre saúde mental, o Brasil obteve o quarto pior resultado. O diagnóstico ratifica números verificados em dezenas de pesquisas recentes, que apontam um crescimento alarmante de pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno mental no País – a exemplo de ansiedade e depressão.

Imagem: O manual foi produzido pela Unilife-M e UFC e está armazenado no repositório da UFC (Imagem: Divulgação)

Longas jornadas de trabalho em condições precarizadas, dificuldade de acesso a serviços de saúde, de transporte e de apoio comunitário, falta de tempo para investir no cuidado com a família, com alimentação adequada e com o desporto estão entre fatores que contribuem para esse cenário.

Frente a essa perspectiva, e sendo o próprio ambiente acadêmico marcado por desafios (a exemplo da necessidade de conciliar estudos, pesquisa e trabalho), a Universidade Federal do Ceará (UFC) lança mais uma iniciativa dentro de seu conjunto de políticas voltadas à saúde: o Manual da Saúde Mental, um guia que apresenta a rede de apoio e acolhimento disponível para estudantes na UFC, visando ajudar na manutenção do bem-estar psicológico e de um estilo de vida equilibrado.

O manual foi produzido pela Unilife-M, uma iniciativa global que estuda as relações entre o estilo de vida e saúde mental de estudantes universitários, em parceria com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) e o Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Armazenado no repositório da UFC, a publicação traz um resumo sobre as pró-reitorias da UFC e seus respectivos programas e projetos de apoio aos estudantes. Essas informações também estão disponíveis no site oficial da Instituição.

Da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), por exemplo, é destacada a Divisão de Atenção ao Estudante (DAE), responsável por planejar e executar ações que favoreçam a permanência do estudante no curso de graduação e sua conclusão em tempo hábil, acompanhando-o nas demandas relativas ao âmbito pedagógico e da saúde física e psíquica. Sua equipe é composta por psicólogos, pedagogos e assistente social.

Entre os serviços disponibilizados pela DAE estão Acolhimento, Atendimento Pedagógico e Psicopedagógico, Atividades de Grupo e Acompanhamento Psicológico Individualizado.

PROJETOS NOS CAMPI – O manual também traz informações sobre projetos divididos por campus. No Campus do Pici, por exemplo, há o programa Mente Sã, Corpo São, que envolve ações de apoio psicológico a alunos atletas e dançarinos; e o Grupo de Atenção Integral e Pesquisa em Acupuntura (GAIPA), que visa à promoção de práticas corporais em grupo e atendimentos individuais por meio de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) para usuários do SUS.

Já no Campus do Porangabuçu há projetos como o Divertidamente UFC, que oferece suporte aos estudantes dos cursos da saúde, e o Projeto Integrado de Pesquisa e Extensão em Perda, Luto e Separação-PLUS+, grupo terapêutico direcionado a pessoas enlutadas, que visa contribuir para maior consciência da naturalidade do processo de morte e entendimento do processo de luto. Há ainda os programas realizados no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).

No Campus do Benfica estão presentes, entre outras ações, o Projeto Corpore: por uma Prática Multiprofissional de Prevenção aos Transtornos Alimentares (com atendimentos em grupo para pessoas submetidas à cirurgia bariátrica com possíveis distorções da autoimagem) e o projeto (SOBRE)VIVER, grupo de acolhimento psicológico aberto à comunidade LGBTQIAP+.

O manual lista ainda Associações Acadêmicas da UFC voltadas ao incentivo à prática de atividade física, de cursos como Fisioterapia, Medicina, Direito e Educação Física, além de ressaltar os serviços especializados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial oferecidos pelo SUS, como os CAPS, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família e os hospitais com emergência psiquiátrica.