Feira das Profissões da UFC chega ao fim com a participação de mais de 20 mil estudantes de 38 municípios do Ceará

Após quatro dias de intenso movimento, com a participação de mais de 20 mil estudantes de escolas de Fortaleza e de outros 37 municípios cearenses, a Feira das Profissões da Universidade Federal do Ceará foi encerrada nesta sexta-feira (20), no Campus do Pici. Cerca de mil estudantes de graduação da UFC apresentaram, nos 73 estandes e no palco de apresentações artísticas, mais do que dados dos seus cursos, mas a própria experiência de estudar na UFC.

"Por meio de um trabalho articulado com as coordenações, os estudantes das graduações foram o coração do evento, com apresentações interativas dos cursos, com modelos, simuladores, amostras, imagens e até jogos. Tudo para encantar os estudantes que chegavam ao evento buscando informações para uma boa escolha profissional”, destacou o pró-reitor-adjunto de Graduação, Prof. Hermógenes de Oliveira.

Imagem: estudantes de escola posam para foto na Feira das Profissões

Estudantes de ensino médio de 214 escolas (164 públicas e 50 particulares) puderam vivenciar uma “experiência UFC”, em uma programação variada, com 28 apresentações culturais de 211 artistas no palco principal, entre estudantes e servidores, 5 exposições da Seara da Ciência, 32 atividades na "Tenda das Vivências" e 30 ações de extensão. Na Sala do Futuro, foram realizadas quatro aulas preparatórias para o ENEM e palestras que auxiliaram os estudantes sobre os perfis profissionais do futuro, com apoio do Observatório da Indústria (FIEC/CE)o autoconhecimento para escolha profissional e a preparação para entrevistas de estágio/emprego, realizadas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-CE).

Confira as fotos do evento no Flickr da UFC

O Prof. Davi Romero, pró-reitor de Graduação, explicou que “os estudantes do ensino médio tiveram a oportunidade de conversar sobre as diversas modalidades de bolsas e auxílios que estão disponíveis na UFC, visando a permanência e o acolhimento dos nossos estudantes. Viram também como é possível fazer internacionalização”. Ele destacou o sucesso da Feira, que envolveu na realização os alunos da graduação, servidores técnico-administrativos, professores, coordenadores e uma equipe de apoio. "Fica um sentimento de que na próxima Feira, ou seja, no próximo ano, a gente tenha esse mesmo sucesso que tivemos", ressaltou.

Imagem: estudantes de escola veem apresentação de projeto de pesquisa na Feira das Profissões

Já de acordo com Norton Falcão, secretário-adjunto de Comunicação e Marketing da UFC, neste ano foi pensado um novo formato para a Feira, capaz de apresentar todos os cursos de graduação ao mesmo tempo, além das outras estruturas, serviços da Universidade e benefícios, como as ações de extensão, os intercâmbios, os cursos de línguas, a comunicação, projetos de inovação e empreendedorismo e os auxílios disponíveis. "A gente considera que foi uma entrega que vai engrandecer muito a marca da Universidade, pois teve uma repercussão muito positiva na sociedade. A gente conseguiu encantar os alunos de ensino médio de escolas públicas e privadas, que serão nossos próximos alunos", comemorou.

Acesse a Revista das Profissões

Fonte: Comissão Organizadora da Feira das Profissões – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.