Publicado edital de licitação para projeto e execução da nova sede do LABOMAR e do Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN)

Foi publicado, nesta terça-feira (24), o edital de concorrência para a elaboração dos projetos de arquitetura e engenharia, bem como para a execução do novo prédio que abrigará o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e do Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN). O prédio funcionará onde atualmente está localizada a estrutura do Acquario Ceará, cujos terreno e estrutura foram doados, respectivamente, pela União e pelo Governo do Estado.

No LABOMAR, devem funcionar salas de aula, gabinetes de professores, laboratórios de ensino e de pesquisa, além de biblioteca e Restaurante Universitário. Já o CTCN será um novo equipamento que terá como objetivo promover exibições permanentes e periódicas, virtuais e interativas, sobre ecossistemas do Ceará.

Maquete Labomar

Os espaços do CTCN apresentarão visualizações de ecossistemas marinhos atuais, simulações de ecossistemas extintos, exposições de fósseis do acervo da UFC, descobertas arqueológicas e apresentações sobre astronomia, entre outras exibições. No edital, estão previstas salas imersivas e de exposição, bem como auditório.

A abertura da licitação ocorrerá em sessão pública, por meio de sistema eletrônico, no dia 19/12. O valor do edital é de R$ 144,4 milhões e sua íntegra pode ser acessada aqui. A previsão é de que o contrato seja assinado em janeiro, com a entrega do equipamento prevista para meados de 2027.

Além do prédio do LABOMAR/CTCN, o Campus Iracema contará ainda com mais dois imóveis. Em um deles, onde atualmente funciona o Centro de Encomendas e Entregas dos Correios, será construído o novo prédio do Instituto de Cultura e Arte (ICA), unidade que reúne atualmente onze cursos de graduação e seis de pós-graduação. O segundo será um espaço acadêmico dedicado à cultura, às artes e a eventos.

Fonte: Renato Guerreiro, superintendente da UFC Infra – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.