Em parceria com a FUNCAP, Parque Tecnológico da UFC apresenta detalhes do edital Tecnova III para comunidade acadêmica

Apoiar o desenvolvimento de bens, serviços e processos inovadores realizados por empresas sediadas no Ceará dentro de setores econômicos estratégicos para o Estado e o País. Essa é a proposta do edital Tecnova III (FUNCAP/FINEP), lançado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE).

No total, a iniciativa pretende repassar R$ 16,96 milhões a empresas brasileiras sediadas no Ceará (individualmente ou em associação) com receita bruta, no último exercício igual, de até R$ 16 milhões. Não são aceitos candidatos enquadrados na categoria Micro Empreendedor Individual (MEI). O prazo para envio das propostas e da documentação vai até 28 de novembro. Cada proposta aprovada deverá receber, no mínimo, R$ 424 mil e, no máximo, R$ 624 mil, destinados ao desenvolvimento de produtos e à aceleração e internacionalização de empresas.

Com o objetivo de incentivar a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará (UFC) a participar desse processo, o Parque Tecnológico da UFC (PARTEC), em parceria com a Diretoria de Inovação da FUNCAP, realiza nesta quarta-feira (25), às 16h, uma apresentação do edital. O evento acontece no auditório do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI UFC, bloco 334, 1º andar), com presença de representantes das duas instituições.

Imagem: Homem de jaleco segura, na altura do olhar, um frasco de vidro com líquido incolor, em frente a uma bancada de laboratório com várias peças de vidraria e equipamentos

Será o momento de alunos, professores e técnicos administrativos inseridos em empresas juniores da Universidade tirarem dúvidas e melhor compreenderem aspectos como documentação, valores, prazos, itens financiáveis e não financiáveis e etapas da seleção.

Do total da verba do edital, 25% são oriundos da FUNCAP e 75% do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/FINEP).

As áreas consideradas estratégicas contempladas pelo edital são Água; Economia do Mar; Energia; Hidrogênio Verde; Segurança Pública; Saúde/Biotecnologia/Fármacos; Educação; Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC); Agronegócio/Indústria Alimentar; Eletrometalmecânico/Materiais/Nanotecnologia; Indústria da Construção Civil e Pesada; Economia Criativa; Inovação Social; Saneamento; Inteligência Artificial; Indústria 4.0; Coleta e Análise de Dados (Big Data); Internet das Coisas (IOT, Internet of Things); Cidades Inteligentes (Smart Cities); Metaverso/Criptoativos/Blockchain; e Realidade Virtual/Realidade Aumentada.