Sobe para 15 o número de cientistas da UFC na lista dos mais influentes do mundo; entre os destaques de 2023, UFC tem 18 nomes

Quinze pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) apareceram na lista dos cientistas mais influentes do mundo, elaborada anualmente pela Universidade de Stanford (EUA) e publicada recentemente no repositório de dados da Elsevier.

Imagem: Pesquisador segura material de bancada de laboratório, com vidraçaria e substâncias da cor rosa (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)Quem aparece na relação está entre os 2% de pesquisadores cujos trabalhos mais foram citados pelos seus pares em todo o mundo ao longo de toda sua carreira acadêmica. Os dados mostram um avanço da UFC em relação à lista do ano anterior, quando 13 pesquisadores da Universidade haviam se destacado.

O resultado considera o impacto das pesquisas, não a quantidade de artigos elaborados ao longo da carreira. Para isso, toma como referência uma das mais importantes bases de dados internacionais de análise de métrica científica, a Scopus, da Editora Elsevier.

O trabalho padronizou dados de 22 campos de estudo, divididos em 174 subáreas, ponderando variáveis como a posição do pesquisador na lista de autores (primeiro autor, autor correspondente, líder do artigo etc.).

>> Entenda a metodologia da lista e leia o artigo

Além de avaliar os pesquisadores por toda sua carreira, o trabalho também analisa os pesquisadores apenas pelo impacto de suas pesquisas em 2023. Por esse critério, 18 professores da UFC ficaram entre os 2% mais influentes. É o mesmo número do último levantamento realizado por Stanford.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Profa. Regina Célia Monteiro de Paula, o resultado mostra a consolidação do trabalho e o empenho de todos os pesquisadores da UFC. “Parabenizamos a todos os pesquisadores incluídos no ranking dos 2% mais influentes do mundo, pelas suas contribuições para o desenvolvimento da Ciência e da UFC. Vocês são luzes no mundo nestes 70 anos de criação da nossa Universidade”, disse.

Veja a lista de 2023 dos pesquisadores da UFC mais influentes ao longo de sua carreira

Hans J. Hermann – Departamento de Física

Luiz Drude Lacerda – Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR)

Fabiano A. N. Fernandes – Departamento de Engenharia Química

Jorg Heukelbach – Departamento de Saúde Comunitária

Robert Wyn Owen – Professor pesquisador da área de Biotecnologia

Aldo Ângelo Lima – Departamento de Fisiologia e Farmacologia

Sueli Rodrigues – Departamento de Tecnologia de Alimentos

Victor Hugo C. de Albuquerque – Departamento de Engenharia de Teleinformática

Antônio Gomes Souza Filho – Departamento de Física

Célio Loureiro Cavalcante – Departamento de Engenharia Química

Flávia Almeida Santos – Departamento de Fisiologia e Farmacologia – Medicina Clínica

Birgit Arnholdt-Schmitt – Professora visitante da área de Biologia

Mohammed Saad Lahlou – Departamento de Fisiologia e Farmacologia

Cláudia do Ó Pessoa – Departamento de Fisiologia e Farmacologia

Carlos Lenz César – Departamento de Física

Veja a lista dos pesquisadores da UFC mais influentes no mundo em 2023

Victor Hugo C. de Albuquerque – Departamento de Engenharia de Teleinformática

André F. Carvalho – Departamento de Medicina Clínica

Hans J. Hermann – Departamento de Física

Fabiano A. N. Fernandes – Departamento de Engenharia Química

Sueli Rodrigues – Departamento de Tecnologia de Alimentos

Jorg Heukelbach – Departamento de Saúde Comunitária

Luiz Drude Lacerda – Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR)

Marcelo de Oliveira Soares – Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR)

Aldo Ângelo Lima – Departamento de Fisiologia e Farmacologia

Gandhi Rádis-Baptista – Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR)

Pedro Filho Noronha Souza – Professor colaborador da Pós-Graduação em Bioquímica

Breno M. Freitas – Departamento de Zootecnia

Josimar de Oliveira Eloy – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem

Pierre Basilio Almeida Fechine – Departamento de Química Analítica e Físico- Química

Iran Eduardo Lima Neto – Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental

Antônio Gomes de Souza Filho – Departamento de Física

Elizabeth de Francesco Daher – Departamento de Medicina Clínica

André Lima Férrer de Almeida – Departamento de Engenharia de Teleinformática

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.