UFC empossa 17 novos docentes para os campi em Fortaleza e no Interior
- Quarta, 02 Outubro 2024 20:24
- Escrito por UFC Informa
Em um ambiente festivo, amigos e familiares lotaram, na tarde desta quarta-feira (2), o auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) para a celebração da posse de 17 servidores para o cargo de docente nos campi da Instituição em Fortaleza e no Interior. Compuseram a mesa solene o pró-reitor-adjunto de Gestão de Pessoas, Bruno Matos; a vice-reitora da UFC, Profª Diana Azevedo; e o reitor Custódio Almeida.
O pró-reitor-adjunto de Gestão de Pessoas, Bruno Matos, iniciou os discursos dando as boas-vindas aos empossados. “Vocês estão entrando na UFC no mês do servidor e no ano de comemoração dos 70 anos da Universidade e ficamos muito felizes em vê-los aqui. Quero dizer que a PROGEP quer estar perto de vocês em todos os momentos das suas carreiras, desde o ingresso, passando pelas capacitações, até a aposentadoria”, afirmou.
A cerimônia seguiu com a leitura do termo de compromisso pelo docente Álvaro Martins Delgado Neto – que irá compor o quadro de professores do Campus da UFC em Crateús – e com a entrega dos termos de posse aos novos servidores.
Veja mais fotos da cerimônia no Flickr da UFC
Dando sequência às falas, a vice-reitora Diana Azevedo, após fazer a leitura do poema “O prazer de servir”, da escritora chilena Gabriela Mistral, destacou a relevância da atuação do servidor público para a sociedade. “Realmente a gente vê a alegria dos familiares e é inspirador. Celebrem o fato de estarem ingressando no quadro de servidores de uma instituição que faz diferença no nosso estado”, declarou.
Encerrando a cerimônia, o reitor Custódio Almeida ressaltou a dimensão emancipadora e o impacto social da atuação das universidades. “É uma grande alegria perceber que vários empossados são egressos da UFC. Vocês estão entrando em uma das instituições que mais têm potencial de fazer a gente feliz, pois é uma instituição plural, que nos ensina a conviver com a diferença e tem a missão de fazer as pessoas livres”, avaliou.
RETORNO – Mais do que um ingresso, a posse do engenheiro de computação Bruno Riccelli, que irá atuar no Campus da UFC em Crateús, teve a simbologia de um reencontro. Partindo da graduação até o doutorado, Riccelli esteve como aluno nos bancos da Federal do Ceará em todo o seu processo formativo. Hoje pesquisador, trabalha com inteligência artificial, utilizando algoritmos de aprendizagem de máquina para identificar padrões em exames, construindo sistemas de auxílio ao diagnóstico médico. O objetivo agora, comenta o docente, é levar ao interior do Ceará essa expertise. “É uma honra e um prazer imenso ser um filho criado aqui, da casa, e seguir continuando o percurso até chegar na docência. Espero contribuir para o aprendizado dos alunos do Campus de Crateús, tentando, assim, devolver tudo o que eu recebi, que foi muito conhecimento”, comentou.
Egresso em 2019 do curso de Medicina da UFC em Sobral, Anderson Arruda também teve sua trajetória acadêmica e profissional marcada pela universidade pública. Sobralense, o jovem médico é atualmente mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família também da UFC e retorna agora como professor ao campus onde estudou. “É um sentimento de retribuição por toda a oportunidade que eu tive. Sou natural de Sobral e pude concluir tudo na minha cidade. É muito gratificante poder repassar todo o aprendizado que eu recebi”, enfatizou.
Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.