Prof. Yuri Gomes Lima, da Matemática, é eleito membro afiliado da Academia Mundial de Ciências de países em desenvolvimento, a TWAS

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará, Yuri Gomes Lima foi eleito membro afiliado da TWAS 2024, Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência nos Países em Desenvolvimento. O professor assumirá mandato pelo período de 6 anos.

Imagem: A imagem mostra um homem de braços cruzados, vestindo um blazer claro e uma camisa social branca. Ele está posicionado em frente a uma parede com detalhes de madeira, transmitindo um ar profissional e formal. A expressão facial é neutra, e a postura transmite confiança.

O programa TWAS Young Affiliates reconhece os jovens cientistas mais talentosos em várias regiões do mundo em desenvolvimento. A cada ano, a TWAS seleciona 5 jovens cientistas com menos de 40 anos como TWAS Young Affiliates, por um período de 6 anos.

De acordo com a TWAS, os cientistas afiliados são selecionados em um momento de sua carreira em que trazem energia e perspectiva valiosas para a Academia. Após 6 anos, eles podem se tornar Alumni. Até o momento, há mais de 400 TWAS Young Affiliates e Young Alumni de 82 países, em uma rede que busca promover avanços científicos e abordar desafios que impactarão o mundo em desenvolvimento.

Os escritórios regionais da academia estão localizados no Rio de Janeiro, Brasil; em Pequim, China; em Alexandria, Egito; em Bangalore, Índia; e em Pretória, África do Sul.

No ano passado, o Prof. Yuri Lima também foi agraciado com a distinção de membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Ele ressalta a importância da nomeação agora na Academia Mundial de Ciências para o avanço da ciência nos países em desenvolvimento, TWAS, que tem um escopo internacional. “Isso dá uma maior relevância para o meu trabalho e me traz muita felicidade em saber que todo o trabalho, que vem sendo desenvolvido desde a criação do meu grupo de pesquisa, com a minha chegada na UFC em 2017, e a sua constante solidificação, vem ajudando o Programa de Pós-Graduação em Matemática e o Departamento de Matemática como um todo a ter um papel de liderança não apenas no Nordeste, mas em todo o Brasil, com importantes laços internacionais”, comemora.

Professor Yuri Lima lidera grupo de pesquisa na área de Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica, no Departamento de Matemática, desde 2017, no qual participam também os pesquisadores Mauricio Poletti e Jamerson Bezerra, além de alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. “Ao longo desses anos, nós temos um importante financiador que é o Instituto Serrapilheira. Por meio dele, eu coordeno um projeto chamado Jangada Dinâmica, cujo papel é justamente desenvolver a área de Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica dentro do Departamento de Matemática e, consequentemente, com influências para instituições de todo o Nordeste”, explica.

Fonte: Prof. Yuri Lima, do Departamento de Matemática da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.