43 anos no ar: Universitária FM apresenta programação especial de aniversário de 13 a 20 de outubro

De 13 a 20 de outubro, a rádio Universitária FM 107,9 vai apresentar uma programação especial, em comemoração ao aniversário da emissora. Inaugurada em 15 de outubro de 1981, a Universitária FM completa 43 anos no ar. Programas temáticos, estreias e participação de ouvintes e artistas marcam a semana de celebração.

A programação especial começa neste domingo (13). Às 14h, acontece a estreia do Perfil de Cinema, nova produção do Cineteatro São Luiz em parceria com a rádio. Para saudar o Centenário do Cinema Cearense, o programa — que também estará disponível em formato de podcast — destaca grandes personalidades do cinema brasileiro e cearense, e suas contribuições para o audiovisual. Neste episódio inaugural, o convidado é o pesquisador Ary Bezerra Leite, figura central na preservação e difusão da memória cinematográfica no Ceará.

Imagem: A imagem mostra o prédio da rádio Universitária FM, uma construção de dois andares com fachada em tons de salmão e detalhes brancos. Na frente, há uma varanda coberta sustentada por duas colunas brancas, com o número 2910 escrito verticalmente em uma delas. Na entrada, há uma rampa de acessibilidade ao lado esquerdo e alguns degraus que levam à porta. Plantas decorativas estão dispostas nas colunas e ao redor da entrada. No segundo andar, há uma sacada com um parapeito branco. Ao fundo, vê-se o céu azul com algumas nuvens e vegetação ao redor da construção

Ainda no domingo (13), às 17h, vai ao ar o Especial Irradia, uma prévia da segunda edição do festival de rádio arte e arte sonora promovido pela Universitária FM 107,9. Além de bate-papos com artistas ligados ao campo da experimentação sonora, o programa também trará a palavra dos curadores sobre as obras selecionadas na chamada pública deste ano. Peças artísticas também serão veiculadas no especial.

Na próxima terça-feira (15), a programação musical da emissora será inteiramente dedicada a obras interpretadas e/ou compostas por artistas cearenses. A maratona começa às 6h da manhã, com o programa de música instrumental Acordes, e termina à meia noite, com o Música Erudita - Especial Mestres Cearenses. Entre os programas que destacam a música do Ceará, também estão Reouvindo o Nordeste, Brasil em Todos os Tempos e Sonorama.

Às 11h30, o Rádio Debate discute a comunicação pública e o papel das rádios universitárias. As convidadas serão a jornalista e professora Kátia Patrocínio, a jornalista e integrante do Coletivo Intervozes Iara Moura, e a jornalista e diretora da Universitária FM, Rosane Nunes.

Ao longo da semana, a audiência vai ganhar ainda mais protagonismo, podendo ter seu pedido atendido em diversos programas ao longo do dia. O público também vai poder ouvir trechos de entrevistas veiculadas ao longo dos 43 anos da emissora, com nomes de destaque em áreas como arte, cultura, política e ciências. Essa série especial vai ao ar nos intervalos da programação.

Para encerrar as festividades, no domingo, 20 de outubro, às 10h, o programa Brasileirinho traz um show ao vivo, apresentado direto da varanda do prédio da Universitária FM, no Benfica. Toda a comunidade está convidada a participar. A rádio está localizada à Avenida da Universidade, 2910, em frente à Reitoria da UFC. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (85) 3366.7474.

Fonte: Rádio Universitária FM 107,9 – fone: (85) 3366.7471