UFC sedia encontro para discutir parcerias entre empresários e pesquisadores do Ceará e dos Países Baixos

O Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal do Ceará sediou, na manhã desta sexta-feira (11), o Hydrogen Innovation Mission Brasil. O encontrou reuniu uma comitiva de empresários e de representantes de centros de pesquisa e inovação e de instituições públicas que atuam no desenvolvimento do setor de hidrogênio verde no Ceará e no Reino dos Países Baixos.

Imagem: A imagem mostra um grupo de pessoas sentadas em um auditório, assistindo a uma palestra ou apresentação. O orador está de costas, falando para a audiência, que parece estar atenta. As pessoas estão em assentos dispostos em fileiras, e muitas delas estão vestindo crachás, sugerindo que pode ser uma conferência, seminário ou evento profissional. O ambiente é iluminado e moderno, com janelas ao fundo e sistema de ar-condicionado visível no teto.

A visita, realizada por meio do Escritório de Inovação, Tecnologia e Ciência do Reino dos Países Baixos no Brasil, visou apresentar à comitiva algumas iniciativas de pesquisa das entidades cearenses que trabalham pelo desenvolvimento do setor de hidrogênio verde. O grupo participou de uma manhã de apresentações e mesas-redondas para discutir os atuais esforços do Ceará na área, como a implantação do hub do hidrogênio verde, iniciativa que tem a UFC como uma das entidades envolvidas.

A comitiva também pôde conhecer em detalhes o trabalho da Rede Verdes, grupo financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e coordenado pela UFC, que reúne cerca de 130 pesquisadores de 26 laboratórios de 14 instituições do Ceará.

A iniciativa, além de promover a integração de estudos na área de produção de energias renováveis, também realiza cooperação por meio de compartilhamento de informações e equipamentos, além de unir esforços para promover o crescimento do setor.

Imagem: A imagem mostra um grupo de pessoas sentadas em uma sala, participando de uma reunião. O ambiente é iluminado e moderno.

Também foi apresentada a estrutura montada pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém para implantação da cadeia do hidrogênio verde que pretende posicionar o Ceará como um grande centro global de produção de energia limpa. Durante o evento, foram discutidos os planos de criação de um novo Centro de Inovação em Combustíveis Sintéticos Renováveis no Pecém e o desejo de ter os Países Baixos como parceiros nesse projeto. “Temos um forte vínculo, já que o Porto de Rotterdam, desde 2018, possui 30% das ações do Porto do Pecém. A nossa intenção é que as relações se estreitem cada vez mais, principalmente nessa área que é tão estratégica para todo o mundo”, afirmou Hugo Figueirêdo, diretor-presidente do Complexo.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

A vice-reitora da UFC, Profª Diana Azevedo, acredita que, como resultado desse encontro, os pesquisadores devem chegar a estratégias concretas de atração de recursos e identificação de parceiros que possam estar mais diretamente envolvidos nessa ideia, ainda embrionária, da criação do novo centro de pesquisa no Pecém. “Esse centro pode avançar o nível de maturidade tecnológica do que é desenvolvido dentro da Universidade rumo às necessidades reais das indústrias que vão se instalar no hub do hidrogênio verde do Pecém”, pontuou a vice-reitora.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais da UFC (PROINTER) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.