UFC dá início ao Doutorado Interinstitucional em Odontologia na Universidad Nacional de Loja, no Equador

A Universidade Federal do Ceará (UFC) deu mais um importante passo no processo de internacionalização e consolidação de relações institucionais na última semana com a abertura oficial do Doutorado Interinstitucional do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (DINTER), realizado em parceria com a Universidad Nacional de Loja (UNL), no Equador.

No período de 7 a 10 de outubro, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO-UFC), Fábio Wildson Gurgel Costa, e a vice-coordenadora Andréa Silvia Walter de Aguiar estiveram na cidade equatoriana de Loja para dar início aos trabalhos do DINTER, cuja cerimônia de abertura também contou com a participação remota, através de transmissão simultânea on-line, da vice-reitora e pró-reitora de Relações Interinstitucionais, Diana Azevedo, e da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Regina Célia Monteiro de Paula.

Imagem: A imagem mostra um grupo de pessoas em frente à entrada da Universidad Nacional de Loja. O nome da universidade está destacado em um letreiro vermelho acima do grupo, junto com o slogan "Educamos para Transformar". O grupo é composto por indivíduos vestidos tanto com trajes formais quanto com jalecos médicos, sugerindo que são profissionais ou membros da equipe acadêmica. Eles estão segurando uma bandeira azul e amarela com um design de emblemas verdes ou estrelas no centro. O cenário parece ser uma área externa da universidade, com um logotipo ou emblema visível no chão à frente deles, além de palmeiras e a entrada de um prédio ao fundo.

O professor Fábio Wildson ressaltou a importância do projeto como marco para a história do PPGO e da UFC. "Esta parceria consolida as relações entre a UFC e a UNL e quebra fronteiras através da disseminação de pesquisas e formação de discentes com foco na excelência acadêmica e no cumprimento da missão institucional da Universidade Federal do Ceará", apontou o coordenador.

Na primeira viagem de representantes da UFC a Loja, foram realizadas as disciplinas Planejamento Clínico I, ministrada pelos professores Fábio Wildson e Marlon Bravo (UNL), e Metodologia Científica I, coordenada pela professora Andréa Silvia Walter de Aguiar e também pelo professor Marlon Bravo.

Está prevista para dezembro deste ano a realização da disciplina Scientific Writing and Communication, que será ministrada pelo professor Vicente de Paulo Aragão Saboia (PPGO-UFC).

SOBRE O DINTER – O Doutorado Interinstitucional do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (DINTER) consiste em uma oportunidade de cooperação interinstitucional por meio de proposta idealizada pelo PPGO-UFC e submetida à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com validade até junho de 2028.

O projeto, que prevê a utilização mútua de recursos de infraestrutura e de pesquisa, consolida a relação da UFC como instituição promotora responsável pela oferta do curso de doutorado na UNL, instituição receptora.

São objetivos do DINTER a formação de até sete doutores da UNL em quatro anos a partir do início do curso, contribuindo no processo de consolidação da Odontologia no Equador; a qualificação de capital humano para o fomento de novas frentes de pesquisa em Odontologia na UNL que respondam tanto às necessidades da área de Odontologia quanto contribuam para o desenvolvimento regional no Equador; a implementação e tutoramento do curso de mestrado em Odontologia na UNL em até dois anos, bem como auxílio na sua consolidação em longo prazo.

Para o professor Fábio Widson, o DINTER consolida a "visão de futuro da universidade como uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência na formação de profissionais, no avanço da ciência e tecnologia, bem como na promoção da inovação". O coordenador do PPGO-UFC reconhece um apelo institucional ainda mais amplo do projeto. "Fundamentada na pesquisa científica, a UFC também se compromete a desempenhar um papel relevante na superação das desigualdades sociais e econômicas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável do Ceará, do Nordeste, do Brasil e, possivelmente, da América Latina", avalia o docente.

LINHAS DE PESQUISA – Os trabalhos desenvolvidos no DINTER serão focados nas três linhas de pesquisa do PPGO-UFC: Terapêutica Clínica e Experimental Aplicada, Epidemiologia em Odontologia e Avaliação de Materiais Odontológicos.

Serão oferecidas disciplinas que adotarão um processo híbrido de ensino e aprendizagem, combinando atividades presenciais e técnicas pedagógicas síncronas e assíncronas, com o objetivo de ressignificar o processo de aprendizagem do doutorando e cumprir a carga horária das disciplinas. Essas disciplinas serão realizadas na UNL sob a supervisão de um docente doutor da instituição, com acompanhamento remoto por professores da UFC.

As atividades pedagógicas incluirão aulas participativas, apresentação de seminários, discussões integrativas em grupo, leituras de textos atuais, análise crítica de pesquisas, discussão de casos práticos, trabalho de campo, produção de artigos científicos, entre outros. Para facilitar o processo de ensino e aprendizagem fora do ambiente presencial tradicional, serão utilizadas ferramentas e plataformas digitais para criar experiências educacionais eficazes e engajadoras.

Fonte: Fábio Widson Gurgel Costa, coordenador do PPGO-UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.