Cultura se faz junto: abertas as inscrições para os primeiros seminários de construção do Plano de Cultura da UFC

A Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Federal do Ceará recebe inscrições para os seminários iniciais de elaboração do Plano de Cultura da UFC, com atividades abertas a toda a comunidade acadêmica e ao público em geral. Os dois primeiros eventos serão realizados ainda em outubro, marcando o início da série de dez encontros que vão ocorrer em todos os campi com participação das diversas unidades que compõem a UFC.

Imagem: A imagem é um banner de divulgação de seminários temáticos do "Plano de Cultura UFC" para o mês de outubro.  O design é em tons de verde, com detalhes em vermelho e roxo, e contém as seguintes informações:  Título: "Democratização da Cultura" (seminário que acontecerá no dia 24/10, em Fortaleza). Título: "Memória e Patrimônio Cultural" (seminário que será realizado no dia 31/10, em Russas). No canto direito, há uma imagem de esculturas que parecem ser figuras humanas em estilo artesanal, em tom de cinza. Os logos no rodapé incluem: UFC (Universidade Federal do Ceará), FCPC, PROPLAN UFC, MINISTÉRIO DA CULTURA, GOVERNO FEDERAL, e outros relacionados.

Com o tema “Democratização do acesso à cultura, participação social, territórios e saberes populares”, o primeiro seminário será realizado no dia 24 no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. O encontro, que tem coordenação conjunta da PROCULT, Casa de José de Alencar e Comissão de Direitos Humanos da UFC, contará com a participação da gestora, pesquisadora e empreendedora cultural Stéfane Souto. Natural de Salvador, ela vai proferir a palestra “Da democratização à insurgência cultural: perspectivas, dimensões e paradigmas em debate no terreiro da cultura”.

“Memória e patrimônio cultural na UFC” é a temática a ser abordada no segundo seminário, a ser realizado no dia 31 no Campus de Russas. O evento ocorrerá presencialmente no auditório 1 e terá transmissão on-line. O pesquisador André Frota, da Universidade de São Paulo, vai ministrar a palestra “Patrimônio Cultural da USP São Carlos: práticas de identificação, interpretação e representação”.

Integram a organização conjunta do segundo seminário a PROCULT, o Memorial da UFC, o Comitê de Patrimônio Cultural da UFC e o Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica (NUDOC) do Departamento de História da UFC.

DINÂMICA DOS SEMINÁRIOS – Os seminários serão momentos de partilha e troca de ideias sobre os temas em formato híbrido. Cada encontro será dividido em dois momentos. Durante a manhã, das 8h30 às 12h, haverá mesa de abertura oficial e palestra temática. No período da tarde, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para discutir e indicar as diretrizes a serem integradas na consulta pública sobre o Plano de Cultura da UFC, uma das fases de sistematização das ideias discutidas durante os seminários.

Os servidores da UFC que participarem dos encontros terão acesso à comprovação de participação para fins de inclusão em justificativa de frequência.

Os seminários temáticos fazem parte da fase de discussões do projeto de construção do Plano de Cultura da UFC, fruto de uma parceria da Universidade com o Ministério da Cultura (MINC) através do projeto Universidade em Movimento, ação que prevê o financiamento das etapas de elaboração do Plano de Cultura em outras universidades, começando pela UFC.

Imagem: Duas pessoas sorridentes lado a lado. À esquerda, Stéfane Souto, uma mulher negra com cabelo afro volumoso, vestindo uma blusa com estampas florais de tons quentes. Ela está com uma expressão de alegria, exibindo um sorriso amplo. À direita, André Frota, um homem branco de cabelos escuros curtos e óculos de armação preta, vestindo um terno escuro com uma camisa social branca por baixo. Ele também está sorrindo, com um fundo de árvores ao ar livre ao seu redor

SOBRE OS PALESTRANTESStéfane Souto possui 14 anos de experiência no campo da produção cultural, atuando como produtora executiva e gestora de projetos em importantes instituições, como o Teatro Gamboa, o Teatro Vila Velha e a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, onde coordenou a economia da cultura e idealizou a Agência do Trabalhador da Cultura em 2023. Atualmente, é diretora-executiva e criativa da Transatlântica, uma plataforma de criação cultural em afroperspectiva.

André Frota é doutorando no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição e arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Metodista de Piracicaba. Foi presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara e recebeu o prêmio Destaque Cultural do Ano – Categoria Patrimônio Histórico Material em 2020, concedido pela Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. Atualmente, é membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) – Brasil e autor do livro Educação patrimonial em São Carlos: identificando referências culturais na universidade e na escola.