Editora UFC lança nova edição de "O banquete", de Platão, em Simpósio Magistral sobre a obra

A Universidade Federal do Ceará (UFC) realizará, no dia 21 de outubro, às 15h, o I Simpósio Magistral da Editora UFC, que debaterá o papel da Universidade como geradora das virtudes do Amor, do Conhecimento e da Justiça, com base no livro O banquete, de Platão. Na ocasião, também será lançada nova edição da obra, que recebe tradução do Prof. Anderson de Paula Borges, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e apresentação do Prof. Custódio Almeida, doutor em Filosofia e reitor da UFC.

Imagem: A imagem mostra um livro intitulado "O Banquete" (ou "Symposion"), de Platão, com uma capa que apresenta uma ilustração clássica. A ilustração retrata duas figuras em uma paisagem natural, envolvidas em um diálogo ou interação, uma cena típica de discussões filosóficas, o que reflete o tema central da obra. A capa também contém o logotipo da Editora UFC

A atividade integra as festividades dos 70 anos da UFC e será realizada no auditório da Reitoria (av. da Universidade, 2853, Benfica). O debate terá o Prof. Custódio Almeida como mediador e contará com a participação do Prof. Anderson de Paula Borges, da Faculdade de Filosofia da UFG, e da Profª Aparecida Montenegro, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC.

O Prof. Cavalcante Junior, diretor da Editora UFC, destaca que um dos diferenciais do livro, além da nova tradução, é o prólogo, com “apresentação extensa e detalhada de toda a obra, escrito pelo Prof. Custódio Almeida, ao longo de 51 páginas que preparam os leitores para a narrativa criada por Platão, destacando os elementos essenciais da obra”. A reedição traz ainda Diotima, sacerdotisa estrangeira e professora de Amor de Sócrates, estampada na capa, em uma pintura de 1810, produzida pelo artista esloveno Franc Kavcic.

“O Amor foi o tema escolhido pela Editora UFC para abrir os dois semestres letivos dos 70 anos da UFC. Em março, lançamos o romance Aves de arribação, de Antônio Sales, uma narrativa sobre o Ceará de matas verdejantes, rios correntes e as tramas do amor romântico entre os seus personagens. Em outubro, é a vez de lançarmos O banquete, um dos diálogos mais belos de Platão, em edição especial, com tiragem única e distribuição gratuita para os presentes no I Simpósio Magistral da Editora UFC”, explica o diretor.

Para o reitor da UFC, “trazer Platão para o palco das comemorações dos 70 anos da UFC é lembrar a todos a ancestralidade da Universidade e o seu ponto de partida. Foi na Academia de Platão, fundada em 384/384 a.C., em Atenas, no bosque dedicado à deusa Atena, deusa da Sabedoria, na Grécia clássica, que se instalou o projeto de Universidade que ganhou o mundo todo. Com a frase epígrafe: ‘Não entre quem não souber geometria’, Platão estabeleceu definitivamente a compreensão de que a Universidade é o lugar de conquista da maioridade intelectual, lugar que acolhe todos que se autodefinirem como amigos da Sabedoria, trilhando os caminhos da razão e do conhecimento, passando por várias fases até chegar à dialética, lugar da visão de conjunto, precedido pela geometria”.

Fonte: Prof. Cavalcante Junior, diretor da Editora UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.