Prof. Gilmar de Carvalho receberá título de Professor Emérito (in memoriam) na 23ª Semana de Comunicação da UFC

A Semana de Comunicação (SECOM) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza sua 23ª edição de 21 a 25 de outubro, nos campi Benfica e Pici. Nesta edição, a SECOM celebra os 70 anos da UFC, os 25 anos do curso de Publicidade e Propaganda e homenageia o professor e pesquisador Gilmar de Carvalho com o título de Professor Emérito da UFC (in memoriam).

Imagem: A imagem mostra um homem mais velho, de pele morena clara, cabelos e barba grisalhos. Ele usa óculos de armação escura e está sentado em uma cadeira preta, vestindo uma camisa social listrada em tons de rosa claro e branco. Suas mãos estão entrelaçadas à frente do corpo, como se estivesse conversando ou refletindo. Na mesa à sua frente, há uma garrafa de água e um livro de capa vermelha. O fundo é simples e claro.

O título será entregue pelo reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, ao fotógrafo Francisco Sousa, companheiro de pesquisa e marido de Gilmar de Carvalho, às 8h, no auditório da Reitoria da UFC, no dia 21 de outubro, durante mesa de abertura do evento. Gilmar de Carvalho (1949-2021) foi professor do Instituto de Cultura e Arte e importante pesquisador da cultura popular brasileira, tendo publicado mais de 50 livros.

Com o tema “Aqui estamos, estamos aí: juventude, culturas urbanas e memória”, a programação da SECOM busca refletir sobre a cultura urbana e periférica, com debates, oficinas, exposições e outras atividades artístico-culturais. No site do evento é possível realizar a inscrição e conferir a programação completa.

O evento retorna após uma pausa de oito anos, integrando as programações da Semana de Jornalismo (SEJOR) e da Semana de Publicidade e Propaganda (SPP). O objetivo é promover uma reflexão crítica e inclusiva para estudantes de comunicação, profissionais da área, artistas locais e público geral.

A programação é gratuita e organizada pelo Programa de Educação Tutorial em Comunicação (PETCOM), pelo Centro Acadêmico Tristão de Athayde (CATA), de Jornalismo, e pelo Centro Acadêmico Gilmar de Carvalho (CAGIL), de Publicidade e Propaganda.

23ª Semana de Comunicação (SECOM) da UFC
Data e horário: 21 a 25 de outubro de 2024, das 8h às 18h
Locais: Centro de Humanidades II (Benfica) e Instituto de Cultura e Arte (Campus do Pici)