Secretaria do Meio Ambiente da UFC e SEPA-CE realizam ação de castração de animais no Campus do Pici até domingo (20)

A Secretaria de Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (SMA-UFC) realiza, em parceria com a Secretaria de Proteção Animal do Governo do Estado do Ceará (SEPA), uma ação de castração de animais dos campi do Pici, Benfica e Porangabuçu, em Fortaleza. A atividade é realizada através do Pet Ceará Móvel, veículo equipado da SEPAS que estará com profissionais para realizar a esterilização de cães e gatos de quinta-feira (17) até domingo (20) no Bloco de Zootecnia do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Na imagem, há um grupo de oito pessoas sorrindo e posando para a foto em frente a um veículo com o logotipo "Pet Ceará Móvel". Esse veículo parece oferecer serviços veterinários gratuitos, conforme indicado pelas palavras escritas na lateral, como "atendimento veterinário de qualidade e gratuito".  A maioria das pessoas está vestida com roupas casuais, algumas com camisetas relacionadas ao projeto Pet Ceará. Uma mulher no centro está segurando um cachorro, que também está olhando para a câmera. O grupo aparenta ser parte da equipe responsável pelo projeto, já que estão ao lado do veículo com a marca do serviço.

A iniciativa, que também conta com a participação de voluntários dos grupos de proteção animal União Felina, Animais Universitários (AU) e Animais do Porangabuçu, prevê a esterilização de até 100 gatos e 40 cães. De acordo com o professor Lamartine Soares Cardoso de Oliveira, coordenador de Educação Ambiental da SMA-UFC, nos primeiros dois dias, os cães farão exames de sangue para, com indicação de aptidão pelos resultados, serem castrados no sábado e domingo. Já a castração de gatos tem início nesta quinta-feira (17).

Veja mais fotos da ação no Flickr da UFC

O docente reforça que a ação também vai atender animais de comunidades próximas. “Um dos grupos de proteção tem todo um mapeamento das comunidades próximas ao campus e visitou às unidades familiares para informar sobre a oferta do serviço”, explica.

É o caso de Risete Ximenes Ferreira e João Lins Dantas Filho, casal morador de comunidade da área do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, que aprovou a ação e levou quatro, dos cinco gatos que tutoram, para serem castrados: Neném, Raul, Raulzinho, Pavarotti e Cabeção. “Eu acho maravilhosa essa ação. São muitos animais que precisam e a gente não tem condições, pois já cuidamos, comprando alimento e remédios, então a castração seria um gasto a mais”, conta Risete.

Na imagem, há um casal sentado em cadeiras dentro de uma sala de aula ou auditório, com cadeiras ao fundo. O homem está segurando um gato branco e cinza no colo, enquanto a mulher, ao lado dele, faz carinho no animal. Ambos parecem estar confortáveis e atentos ao gato, que está deitado calmamente. O homem está usando uma camisa branca e um boné branco com o logotipo "NY", e a mulher está vestida com uma camisa preta. O ambiente é simples e parece ser um local onde atividades relacionadas a cuidados com animais ocorrem, possivelmente parte de um projeto de castração ou cuidados veterinários.

Davi Andrade Rattacaso, titular da SEPA, reforça a colaboração entre Governo do Estado e UFC na causa animal. “Esse momento é muito importante, porque trazemos nosso Pet Ceará Móvel, que faz serviços de consulta, castração, encoleiramento e vacina, mas a gente traz para dentro da Universidade para, além de atender animais tutorados, atender animais que não têm donos, que vivem no campus e que também precisam de atenção e cuidados”, defende o secretário.

Taíse Praxedes, atual coordenadora de Gestão da Saúde Animal da SEPA e uma das fundadoras do Grupo Animais Universitários, também celebra a parceria com a UFC e destaca outra ação já realizada na Universidade. “Já realizamos o programa Pet Protegido, com a distribuição de coleiras antiparasitárias para animais dos campi do Benfica, Pici e Porangabuçu. Encoleiramos cerca de 60 animais em situação de abandono. Prezamos muito por essa colaboração do Governo com as Universidades”, detalha a gestora.

Dona Kátia Abreu dos Santos, voluntária do Animais Universitários, levou a cadela Sereia, de dez meses, para castração. A senhora entrou no grupo por meio da filha, Lara Abreu, que é uma das coordenadoras do coletivo. Entre risos, ela conta que entrou como voluntária através de “um golpe”. “Comecei a dar lar temporário e já tenho três cachorros que eram da UFC.  Vim para dar uma forcinha, mas me apaixonei pela causa e fui ficando. Eu amo”, diz Kátia.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente da UFC – fone: (85) 3366.9542