Empossados seis novos professores para os campi da UFC em Fortaleza, Sobral e Quixadá

Em clima de alegria e recomeço, tomaram posse, nesta quinta-feira (17), seis novos professores efetivos da Universidade Federal do Ceará para os campi de Fortaleza, Sobral e Quixadá. O evento foi realizado no auditório da Reitoria, com mesa solene composta pelo reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida; e pela Pró-reitora de Gestão de Pessoas (PROGEP), Marilene Feitosa.

Imagem: A imagem mostra duas pessoas, um homem e uma mulher, sorrindo para a câmera. Eles estão no centro de um auditório com várias fileiras de cadeiras marrons vazias ao redor, exceto por algumas pessoas ao fundo. No palco à frente, há bandeiras, incluindo a do Brasil, e um púlpito de madeira. O homem está usando um terno azul escuro e camisa branca, enquanto a mulher usa uma blusa preta e calça combinando. O ambiente tem um tom formal, possivelmente relacionado a um evento institucional ou cerimonial.

Em seu discurso, a Profª Marilene Feitosa deu as boas-vindas aos novos servidores docentes da Instituição e destacou a missão da PROGEP de “cuidar das pessoas que fazem a UFC, acolher e cuidar da qualidade de vida delas, além de proporcionar bem-estar, um ambiente saudável e capacitá-los em suas profissões”.

A cerimônia seguiu com a leitura do termo de compromisso pelo docente Alexandre Saboia Leitão Júnior – que irá compor o quadro de professores da Faculdade de Medicina – e com a entrega dos termos de posse aos novos servidores.

Veja mais fotos da solenidade

O reitor da UFC, por sua vez, celebrou a posse equitativa de três homens e três mulheres como um retrato do crescimento da diversidade na Universidade. “Nós estamos em uma Instituição que cada vez mais quer avançar em questões de gênero, de paridade, de respeito mútuo e a todas as etnias. É muito mais bonito quando, ao invés da ‘monocromacia’, a gente tem amarelos, brancos, pretos, pardos, indígenas. A Universidade é esse lugar universal que testa a gente, que exercita a gente ao viver na pluralidade”, pontuou.

HISTÓRIAS CRUZADAS – Durante a solenidade, a Profª Fátima Maria Saboia, aposentada do Núcleo de Desenvolvimento da Criança – Colégio de Aplicação (NDC CAp), vislumbrou a continuidade de sua trajetória com a UFC. Na mesma cerimônia em que prestigiou o filho, Alexandre Saboia, que seguirá os passos da mãe no magistério, como docente na Faculdade de Medicina, também encontrou a Profª Sara de Lima Mendes, que ocupa agora a vaga que foi de Fátima Maria no NDC CAp.

Imagem: A imagem mostra cinco pessoas, três homens e duas mulheres, posando lado a lado para uma foto em um ambiente formal. Eles estão em pé sobre um carpete azul escuro, com três bandeiras ao fundo, incluindo a do Brasil. A mulher no centro está segurando um documento, sugerindo que a foto pode ter sido tirada durante uma cerimônia de entrega ou assinatura. Todos estão bem vestidos, com roupas casuais e formais. O ambiente parece ser uma sala de conferências ou um local de eventos institucionais.

Alexandre compartilhou que desde o ingresso no Curso de Medicina da UFC, aos 17 anos, sonhava em se tornar professor da Instituição. “Eu tive muito exemplo da minha mãe, que já era professora de outro Departamento. Tive um tio que foi professor aqui e chegou a ser pró-reitor. Sempre foi meu objetivo, sempre quis ser professor. Eu trabalhei toda minha carreira para isso, então hoje a felicidade é como se tivesse atingido o ápice da minha carreira”, explica.

O médico teve toda a vida acadêmica e profissional entrelaçada à Instituição. “Todo o meu caminho foi trilhado dentro da UFC. Eu fiz faculdade, duas residências médicas, mestrado e doutorado. E cheguei a ser médico no Hospital Universitário pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Vou continuar trabalhando no Hospital e dando aula para os estudantes na Universidade. Esse não é um ciclo se encerrando, é um recomeço”, celebra Alexandre

A Profª Sara Lima, por sua vez, mudou-se com a família de Natal, no Rio Grande do Norte, para assumir a vaga de docente do NDC CAp em Fortaleza. “Eu fui mãe aos 18 anos, e ser mãe tão jovem foi um elemento que me impulsionou a buscar a minha carreira. Eu sempre soube o que queria e hoje, tanto tempo depois, estou aqui realizando esse sonho. Ser professora para mim é muito mais do que ensinar, é um compromisso político, ético e pedagógico com as crianças do nosso País”.

A mais nova servidora da UFC conta que conheceu a professora Fátima ainda na banca do concurso. “São ciclos que estão se encerrando e outros iniciando, então, tê-la aqui me traz muita paz para assumir essa vaga, é como se ela estivesse passando um bastão para mim, e espero contribuir para o trabalho da Escola de Aplicação da UFC”, destaca Sara Lima.

Para Fátima Maria Saboia, a cerimônia de posse foi marcada pelo sentimento de satisfação. “Estou realizada. Primeiro de tudo pelo meu filho, pela luta dele. É um médico maravilhoso. E também por ter proporcionado, com a minha aposentadoria, a vaga da nova professora. Por saber que ela vai seguir no NDC”, apontou.

Confira a lista dos empossados

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.