UFC dá continuidade ao ciclo de colações de 2024.1 com mais 376 estudantes graduados
- Quinta, 24 Outubro 2024 17:32
- Escrito por UFC Informa
A Concha Acústica da Reitoria da Universidade Federal do Ceará foi cenário de mais uma noite de alegria e emoção, com a comunidade acadêmica celebrando o saber, a diversidade e a vida. Desta vez a festa foi dos 376 concludentes dos cursos do Centro de Ciências (CC), Centro de Tecnologia (CT), Centro de Ciências Agrárias (CCA) e da mais nova unidade acadêmica da UFC, o Instituto de Arquitetura, Urbanismo e Design (IAUD) que colaram grau na noite desta quarta-feira (23) no ciclo de colações de 2024.1.
A solenidade encerrou um período de boas lembranças, mas também de histórias de resistência e superação. “Estou me sentindo realizado porque foi tanto tempo, tanta luta, passamos pela pandemia, lockdown, ensino remoto, então é gratificante concluir esse ciclo”, comenta Mark Allison Gonçalves Lima, egresso do curso de Engenharia Metalúrgica. Estudar na UFC significou também, para ele, um retorno. Paraibano, Mark foi criado no Ceará, mas cursava graduação em Natal (RN) antes de ser aprovado no processo de seleção para transferência. “Eu me considero 50% cearense. Isso pesou na escolha, mas principalmente pelo fato de a UFC ser uma universidade renomada”.
O momento de celebração leva os concludentes a renovarem as esperanças e projetarem futuros: efetivação, promoção, pós-graduação, intercâmbio… São muitas as possibilidades. Ainda no meio do curso de Gestão de Políticas Públicas, Daniel Maia Rocha Amaral, conseguiu emprego. A conquista profissional trouxe alegria, mas também percalços, já superados: “Dedicar tempo ao trabalho e ao curso foi um desafio, mas agora estou no mercado de trabalho e a graduação na UFC me trará ainda mais possibilidades”, diz o jovem que deseja ainda passar uma temporada estudando no exterior.
Miriam Lindsey Silva Marques se formou em Ciências Biológicas e já está no processo seletivo para o mestrado, também na UFC. Ela relata que “a sensação é de vitória mesmo, porque foram anos de luta e de dificuldades”. Acompanhada dos pais e do irmão, também aluno da UFC, ela destacou o acompanhamento de familiares, bem como de professores, coordenadores e técnicos administrativos, durante seus dias na universidade. “Eu não cheguei aqui (à conclusão de curso) só; então é uma conquista maravilhosa para mim, mas para muitos também”.
Emocionadas, as amigas Carla Vitória de Castro Nobre e Laís Helena de Sousa Vieira também já planejam, após a formatura em Química, pós-graduação e carreira docente, fortalecendo a participação feminina na área. “Quero voltar como professora para a UFC”, comenta Laís. Carla afirma que ser mulher nessa área da ciência é difícil, por ainda ser majoritariamente masculina. “A gente tem que chegar lá e mostrar que tem a mesma capacidade e até mais”.
DISCURSOS – A ampla presença masculina, inclusive entre as autoridades, não passou despercebida pelo reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida. “Como vocês percebem, é uma mesa bastante masculina, porque são cursos de áreas consideradas duras. Por isso mesmo as duas oradoras (discente e docente) foram mulheres”, falou logo após o cortejo de autoridades acadêmicas, que abre a cerimônia de colação de grau.
Lívia Maria Sá Duarte, graduando-se em Estatística, curso que completa 60 anos, foi a oradora discente. Ela agradeceu e se disse representada por outras mulheres, colegas e professoras, que, assim como ela, amam estatística. “Passei pelas mesmas portas que um dia elas abriram e um dia eu sonhei em ser formada em uma área de Ciências Exatas, assim como elas. Hoje sinto que estamos abrindo portas para outras pessoas, e quero que todos nós tenhamos a humildade de reconhecer que passamos por portas que outras pessoas abriram para nós”. Citando e adaptando um verso do cantor e compositor cearense Belchior, concluiu dizendo que “viver nosso sonho é melhor que sonhá-lo”.
Em seguida, a oradora docente, Profª. Roselane Gomes Bezerra, coordenadora do curso de Gestão de Políticas Públicas, que este ano comemora 10 anos, parabenizou os concludentes. Ela lembrou que a UFC “é um verdadeiro patrimônio do povo cearense, casa do saber, do diálogo e também do conflito de ideias, pois assim o conhecimento floresce e dissemina”. A professora finalizou desejando que todos sigam como pessoas realizadas e profissionais competentes e comprometidos.
O último discurso da noite foi proferido pelo reitor Custódio Almeida, que destacou a importância e o papel transformador da Universidade. “Vocês têm o DNA da UFC. São luzes acesas dessa instituição que há 70 anos vem transformando o Ceará e tornando a vida dos cearenses mais aberta ao mundo e mais rica em oportunidades. A UFC faz bem para o Ceará, para o Brasil e para o mundo e a partir de hoje vocês também serão protagonistas da missão desta universidade”.
Reforçando os princípios orientadores da UFC - inclusão, sustentabilidade, justiça social, respeito à diversidade, excelência acadêmica, valorização da vida - que se traduzem na missão de formar profissionais de excelência, gerar e difundir conhecimento, preservar e divulgar os valores éticos, científicos, artísticos e culturais, o reitor chamou cada egresso à defesa da Universidade. “Ela (a Universidade) é constantemente ameaçada pela ignorância. A UFC precisa da defesa de cada um e de cada uma de vocês. Mantenhamos acesas as luzes da UFC e que mais luzes se acendam nos tempos vindouros”.
PRÓXIMAS – Nesta quinta-feira (24), ocorre mais uma solenidade em Fortaleza, com a colação de grau de estudantes dos cursos do Centro de Humanidades (CH), Faculdade de Direito (FADIR), Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e Faculdade de Educação (FACED).
O ciclo de colações de grau 2024.1 foi iniciado no dia 31 de julho, em Fortaleza, e retomado em 7 de outubro, em Sobral. No Interior, ainda serão realizadas cerimônias nos dias 2 de novembro, em Russas; 13 de novembro, em Quixadá; 21 de novembro, em Crateús; e no dia 28 de novembro, em Itapajé, onde ocorrerá a primeira solenidade de formatura do campus.
Fontes: Gabinete da PROGRAD – fone: (85) 3366.9498 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Cerimonial da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.