Alunos e servidores da UFC participam de eventos internacionais na semana Ceará: Centro Global da Educação
- Quarta, 30 Outubro 2024 17:58
Cinquenta estudantes e servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram selecionados e já estão participando como oficiais de ligação (liaison officers) no encontro do G20 Educacional no Ceará, que segue até esta quinta-feira, 31, em Fortaleza. O mesmo grupo também vai atuar na Reunião Global de Educação (GEM, na sigla em inglês), entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, também na Capital.
Os dois eventos constituem a semana Ceará: Centro Global da Educação, liderada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação (SEDUC). Todas as atividades acontecem no Centro de Eventos do Ceará.
No encontro do G20 Educacional, os destaques são as reuniões técnicas do Grupo de Trabalho (GT) de Educação (as últimas de 2024) e a reunião ministerial de Educação, com participação de ministros da Educação dos países-membros do G20. Já as atividades da GEM, coorganizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), incluem discussões sobre temas como a equidade de políticas e os mecanismos inovadores de financiamento na educação.
Nos eventos, os oficiais de ligação têm como responsabilidade facilitar a logística de interação, trabalho e comunicação entre as mais de 100 delegações de diferentes países e de organismos internacionais participantes. Na UFC, 40 alunos de graduação e 10 servidores e alunos de pós-graduação foram selecionados por sua experiência e qualificação, além de sua capacidade de comunicação em diferentes idiomas.
“Tivemos uma seleção rigorosa, com entrevistas em inglês, francês ou espanhol, e considerando habilidades interpessoais, facilidade de comunicação e proatividade, entre outros critérios”, detalha o professor Rodrigo Rêgo, da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER).
EXPERIÊNCIA PARA A VIDA – A participação de voluntários da UFC vem sendo articulada com o MEC desde agosto, quando se iniciou o treinamento para os selecionados. “Tivemos orientações sobre a logística de funcionamento do evento, sobre o sistema de segurança, sistema de acolhimento, de informação e comunicação, bem como sobre relações interculturais, tendo em vista a diversidade de culturas dos países participantes”, conta Rodrigo.
Segundo ele, há alunos de dezenas de graduações, como Gastronomia, Odontologia, Engenharias, Enfermagem, Letras, Direito e Gestão de Políticas Públicas. Independente da área, todos devem se beneficiar com a participação nos eventos, ao adquirir, vivenciar e compartilhar conhecimentos valiosos sobre educação e internacionalização.
Para se ter uma ideia, somente as delegações do G20 Educacional incluem representantes dos 21 membros do fórum (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além dos órgãos regionais da União Europeia e União Africana), bem como de países convidados e de organismos multilaterais — a exemplo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Já para a GEM foram convidados todos os 194 países-membros da UNESCO, aos quais se somam representantes de estudantes, de trabalhadores da educação, de organizações da sociedade civil e de acadêmicos, além de outros representantes internacionais.
“A participação da UFC mostra sua diversidade e seu preparo para esse tipo de evento, com alunos e servidores capacitados. Também é muito importante em termos de relações institucionais dentro e fora do Brasil”, ressalta Rodrigo.
Na segunda-feira, 28, o grupo de voluntários compareceu a uma reunião final com a presença de equipes do Ministério de Relações Exteriores (MRE) e do MEC. Na ocasião, foram alinhados os últimos detalhes da atuação do grupo, que, entre outras funções, é responsável por auxiliar os membros das delegações estrangeiras com o planejamento dos deslocamentos pela cidade, o agendamento de reuniões bilaterais entre países, a resolução de entraves burocráticos de última hora, as sugestões para reservas em restaurantes e os ajustes com hotel e outras demandas.
CEARÁ EM DESTAQUE – Desde junho de 2024, o Ceará vem sendo palco de importantes debates internacionais, quando passou a sediar uma série de encontros de Grupos de Trabalho (GTs) do G20 – fórum internacional de cooperação econômica que reúne as maiores potências do mundo, além de países emergentes.
Após três reuniões técnicas sob os temas emprego e economia, a agenda se encerra no mês de outubro com as reuniões do GT e ministerial de Educação – setor em que o Ceará coleciona resultados e índices positivos.
Na terça-feira, dia 29, foram realizadas reuniões técnicas e bilaterais, além de um jantar de ministros da Educação do G20 na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.
Já nesta quarta-feira, 30, pela manhã, aconteceu a abertura política da reunião ministerial de Educação. Na sequência, ocorreram os discursos das organizações internacionais e dos ministros da Educação dos países-membros do G20.
Na quinta, 31, os ministros visitarão a Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar durante o horário do almoço. Na ocasião, terão a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Está prevista ainda uma coletiva de imprensa sobre os resultados do G20 para veículos credenciados. No mesmo dia, acontece a abertura da Reunião Global de Educação (GEM). Com as edições anteriores realizadas em Paris e Bruxelas, ela ocorre pela primeira vez no Sul Global.