UFC INOVA realiza III Workshop de Gestão de Ativos de Propriedade Industrial; evento segue até esta sexta-feira (1º)
- Quinta, 31 Outubro 2024 14:22
O III Workshop de Gestão de Ativos de Propriedade Industrial começou na quarta-feira (30) na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), reunindo Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), gestores de ambientes de inovações e o setor empresarial. O evento, que segue até esta sexta-feira (1°), é uma realização da UFC INOVA, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da FIEC.
O objetivo do evento é fortalecer o ecossistema de inovação no estado do Ceará, possibilitando a transferência do conhecimento, seja por meio de contratos formalizados para desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, seja por acordos para o licenciamento ou cessão de ativos já idealizados. O evento também busca tratar sobre a aplicação do uso da Lei do Bem como catalisador do processo de inovação entre as empresas e os ambientes promotores de pesquisa e inovação.
A coordenadora-geral do workshop e pró-reitora-adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação, profa. Cláudia Pessoa, na abertura do evento, destacou o desempenho da UFC durante os 20 anos da lei da inovação, que fomentou a parceria entre universidades, centro de pesquisa e o setor produtivo, através da Coordenadoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, que vem operacionalizando a política de inovação da universidade.
“A UFC acumula cerca de 500 patentes depositadas e, destas, 67 cartas-patentes concedidas, o que para nós é uma grande vitória. Assim como 50 registos de softwares, duas tecnologias licenciadas, como já citados, Capacete Elmo [equipamento que deu suporte respiratório a pacientes durante a pandemia de covid-19 no Brasil, evitando a intubação] e o Natchup [ketchup à base de acerola], e cerca de 200 milhões em projetos PDI nos últimos cinco anos. Então, a UFC faz gestão de vários projetos em parceria com empresas nacionais, internacionais e multinacionais, muitas dessas parcerias apoiadas pela lei da informática e pela Lei do Bem”, afirmou, destacando que, durante o evento, estarão expostas algumas das tecnologias que estão disponíveis na vitrine tecnológica da UFC, que já apresentam cartas-patentes e que têm potencial de atender ao mercado.
O III Workshop de Gestão de Ativos de Propriedade Industrial – Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Lei do Bem tem ainda como coordenadores a Profa. Maria da Conceição Ferreira de Oliveira, coordenadora do Centro de Empreendedorismo; e o Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, coordenador do Parque Tecnológico.
Participaram da mesa de abertura do evento a vice-reitora da UFC e pró-reitora de Inovação e Relações Interinstitucionais (PROINTER), profa. Diana Azevedo; o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), prof. Raimundo Costa Filho; o pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, prof. Luiz Gonzaga de França Lopes; o gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI-CE, Tarcísio José Cavalcante; o representante do Banco do Nordeste, Chagas Bezerra; o pró-reitor-adjunto de Inovação e Relações Interinstitucionais, prof. Barros Neto; e, de forma on-line, a conselheira do Escritório da OMPI no Brasil – World Intellectual Property Organization (WIPO), Isabela Pimentel.
Com a palavra final na mesa de abertura, a vice-reitora da UFC, profa. Diana Azevedo, justificou a ausência do reitor Custódio Almeida e anunciou a integração da estrutura da UFC INOVA à PROINTER, que passa a ser a Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais, em busca de “dinamizar a academia com o setor industrial e com a participação do poder público”.
“Nossa primeira patente, que eu tenho a honra de ter sido uma das autoras, foi aprovada no INPI em 2019. Vou ficar muito feliz que no dia 16 de dezembro, quando a Universidade completa 70 anos, a gente tenha a aprovação da septuagésima patente [...] Eu vi que é o terceiro workshop, acho que ele coroou esse momento tanto de amadurecimento da instituição, amadurecimento da sociedade, para que a gente saiba valorizar, identificar o que de útil para a sociedade a gente produz dentro da academia, o que proteger, como proteger, por quanto tempo proteger e mais do que isso, como transferir de fato de forma efetiva para a sociedade para gerar bem-estar, igualdade social”, afirmou.
A programação do evento segue até sexta-feira (1°) com a participação de profissionais e gestores que atuam em NITs e ambientes de inovação dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), gestores públicos de secretarias estaduais, órgãos de fomento, fundações de apoio, além de alunos de pós-graduação, pesquisadores e profissionais que atuam na área de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação.
Fonte: Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (PROINTER) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.